O artista plástico capixaba Dionísio Del Santo serviu de inspiração para os alunos dos 3os anos do Da Vinci na aula de Artes. Através do estudo do ponto e da linha e da observação das obras do artista, os estudantes produziram um trabalho utilizando linhas e formas geométricas. Dionísio desenvolveu uma intimidade com a linha, elemento básico do desenho, e com ele construiu uma obra elaborada e harmônica.
As obras produzidas pelos alunos refletem uma leitura de imagens que estimulam o aprimoramento de competências e habilidades dos estudantes. “Os alunos conhecem um pouco de história da arte e do artista, interpretam algumas obras apresentadas e, a partir daí, produzem”, afirma a professora de Arte, Miriam Katia Lorenzoni, que trabalhou a atividade com a professora Sílvia Regina de Moura Barbosa.
A escolha do artista a ser trabalhado na atividade foi baseada no tema pedagógico abordado durante todo o ano letivo de 2014, “Somos nós, os capixabas” – que retrata as heranças da imigração italiana em nosso estado. Dionísio Del Santo, descendente de italianos, nasceu em 1925 em Colatina e faleceu em Vitória, em janeiro de 1999.
Desde o início dos anos 50 o artista realizou uma das maiores obras gráficas da arte moderna brasileira. Sua obra revela a construção de um sólido universo, onde a linguagem artística é inseparável da pesquisa técnica e o artista é o artesão por excelência.
O resultado deste trabalho está exposto na Sala de Artes do Fundamental I.
Fonte: Dionísio Del Santo, Almerinda da Silva Lopes.