Excursões Pedagógicas
Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, a Escola concebe as excursões pedagógicas parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como pesquisa de campo, ampliação temática, experimentação, demonstração de aprendizagens e produção cultural.
Em alguns eventos, que se apropriam da cidade como cenário educativo, o foco está no estabelecimento de relações com conteúdos em estudo, sendo este o caso do percurso por bairros da Grande Vitória ou de cidades próximas para aplicação dos conceitos de paisagem e observação da interferência do homem sobre os espaços, bem como das visitas guiadas a empreendimentos comerciais ou industriais, parques naturais e escolas de Ciências Humanas e Naturais, a fim de praticar o olhar observador, a curiosidade/apreciação, a sistematização.
Em outros momentos, as excursões pedagógicas contemplam visitas a espaços culturais-comerciais (livrarias, supermercados, ateliês, museus, fazendas temáticas, teatros e cinemas), potencializando hábitos culturais e conhecimentos sociais; administração de recursos próprios e liberdade de escolha de aquisições culturais; interesse por mostras/exposições que ampliam o repertório cultural dos cidadãos.
No âmbito do Fundamental I, as visitas a livrarias, a frequência a espaços culturais (cinemas e teatros) e o percurso por bairros da Grande Vitória para perceber as Ciências Humanas impregnadas no cotidiano são práticas recorrentes, sempre geradoras da produção de relatórios ou Diários de Bordo para formalização de registros/impressões e construção de aprendizagens significativas.