Monitoria

Uma escola em movimento é aquela que insere professores e alunos em processos colaborativos, contemplando desde a formação de grupos de estudo até a responsabilização por propostas de trabalho e multiplicação de resultados.

Inspirados no projeto ‘Parceria Solidária’, em que nossos alunos ministram aulas de Matemática e Inglês para estudantes advindos da escola pública, cuidando do planejamento/operacionalização das aulas e acompanhamento de resultados, a partir de 2019 instituiremos o projeto de MONITORIA para as turmas de primeira e segunda séries do Ensino Médio, acolhendo sugestões formuladas por alunos interessados.

As aulas de monitoria serão conduzidas por alunos selecionados pela Escola com base em critérios quantitativos (de acordo com resultados avaliativos na disciplina de atuação em anos anteriores) e qualitativos (de acordo com habilidades de expressão, transmissão e mediação de saberes demonstrados no cotidiano da sala de aula ou em ampliações culturais).

Haverá limitação de tempos de trabalho (duas horas/aulas semanais, concentradas em períodos mais próximos às semanas de provas) e número de vagas por grupo de trabalho, visando a um melhor acompanhamento de processos e resultados.

Os professores titulares das disciplinas integradas ao trabalho atuarão como tutores dos monitores, auxiliando-os no pensamento das atividades e preparação dos materiais, elucidação de dúvidas e redirecionamento de ações.

Assim, os horários de estudo organizados para o Integral serão distribuídos entre estudos  autônomos/supervisionados e atividades colaborativas, sempre visando ao crescimento de todos, em um ambiente de conhecimento compartilhado e atitudes favoráveis para o aprender a aprender.