Trabalho sobre polígonos – 8os anos
5 outubro de 2016Por: Equipe de Matemática do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano
O aluno desenvolve diversas habilidades nas aulas, enquanto aprende novo conteúdos específicos de cada disciplina. Tais conteúdos tem muito mais significado para quem os aprende quando o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e integrado com a participação de cada agente envolvido na situação. Por isso, é fundamental que o aluno não seja passivo no processo de construção do conhecimento. Pelo contrário, deve interagir, experimentar, protagonizar cada cena na sala de aula.
Foi com esse pensamento que a equipe de Matemática do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano idealizou, planejou e executou um trabalho sobre polígonos nas turmas de 8º ano.
Aos alunos foi dada a oportunidade de refletir, questionar e construir propriedades de polígonos, enquanto realizavam um trabalho lúdico e dependente de sua atuação.
Enquanto o produto final pode ser observado nas fotos, as verdadeiras conquistas são intangíveis: o desenvolvimento do pensamento sequencial e lógico, a prática de seguir procedimentos para o desenvolvimento do conhecimento matemático e a oportunidade de cooperar com um colega para atingir um mesmo objetivo.