Projeto Parceria Solidária 2016
17 maio de 2016Por Camila Gava Folli Carvalho e Joelmo Costa
Neste mês de maio, inicia-se mais um ano do Projeto Parceria Solidária. O projeto, que está no seu sexto ano, consiste numa parceria entre os alunos do Da Vinci e os da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Vinte e quatro alunos davincianos revezam-se, todas as sextas à tarde, para receber os alunos da escola parceira, que almoçam conosco e para depois terem aulas de Matemática e Inglês, dadas pelos nossos alunos voluntários.
O projeto, de caráter voluntário, se consolidou no Da Vinci, e nos últimos anos tivemos “lista de espera”, por parte dos alunos das duas instituições. Sem dúvida, é uma parceria enriquecedora para os nossos alunos, que se transformam em tutores e disponibilizam um tempo para o outro.
Visita à escola para a apresentação do projeto
No mês de abril, fizemos (coordenadores do projeto e alunos do Da Vinci) uma visita à escola parceira, momento no qual nos encontramos com os alunos do Aristóbulo que participarão do projeto, seus pais e direção da escola parceira. Nessa visita, expusemos para o grupo os detalhes do Parceria Solidária e conhecemos os novos alunos que serão beneficiados com o programa. Foi um momento de troca marcante, quando os dois alunos do Da Vinci, Caio Missagia e Anna Berriel, falaram de suas experiências como professores participantes do projeto no ano passado.
Depoimento da aluna da 2ª série do Ensino Médio, Anna Berriel:
“Estamos habituados a ver os estudantes do Aristóbulo, vestidos com suas camisas do Projeto, tímidos no território a princípio estranho do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Do mesmo modo, senti-me inicialmente apreensiva e deslocada na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão. Tal apreensão durou pouco, sendo substituída por uma imensa satisfação à medida que vivenciava uma pequena parte da realidade dos nossos alunos. Conhecer os ambientes escolares, ouvir alguns pais, rever os alunos e compartilhar experiências foram acontecimentos de uma curta manhã de aprendizado amplo e mútuo. O Projeto Parceria Solidária me proporcionou mais uma perspectiva; desta vez, pelos olhos das crianças para as quais nós, do Da Vinci, ministramos aulas. À vista disso, naquele dia, me senti especialmente orgulhosa de integrar um Projeto tão enriquecedor.”
Encontro dos alunos do Parceria Solidária na escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão
Preparação dos nossos alunos
Outro evento importante para os nossos alunos voluntários, foi o workshop realizado no dia 29 de abril no Da Vinci. Os temas trabalhados foram a operacionalização do projeto e a instrumentalização com técnicas básicas para atuação em sala de aula, além da montagem do plano de aula. Os alunos do Da Vinci, como professores, atuando e colaborando na aprendizagem de outros alunos.