Primeiro mês de High School
1 abril de 2016Por Cristiano Carvalho
É um dia frio do mês de abril em Cleveland, Ohio (EUA). Uma garota vietnamita planta sementes em um terreno baldio próximo à sua casa. Em pouco tempo, outros moradores dessa vizinhança, passam a plantar suas sementes e melhorar o ambiente natural e social em que vivem. Os alunos da University of Missouri High School dos 9ºs anos no Da Vinci, nossos calouros, ingressaram no currículo americano estudando ENGLISH 9A (literatura e língua inglesa), SPEECH 1 (Oratória) e HEALTH (Saúde). Nessas disciplinas, os alunos e professores estudam os conteúdos de cada uma delas usando a língua inglesa o tempo todo como ferramenta.
Em ENG9A, por exemplo, os alunos leem e discutem uma obra literária, que do 1º semestre do 9º ano é Seedfolks (do autor contemporâneo Paul Fleischman), além de produzirem semanalmente textos sobre os temas e personagens do livro. Há também estudo da língua inglesa com foco no uso culto do idioma, proposta pedagógica das escolas americanas para o estudo do inglês.
Falar em público é um desafio para muitos adultos. Não é diferente para os adolescentes. A disciplina de SPEECH 1, que tem por objetivo desenvolver no aluno técnicas de oratória para ele tornar-se um orador competente, oferece ao aluno de High School a possibilidade de expressar-se em público, para uma plateia formada por colegas de classe, que estão passando pelo mesmo processo de aprendizagem, e assim poder avaliar-se e avaliar o outro dentro de um contexto de aprendizagem com experimentação e prática. Os alunos gravam dois discursos no semestre, o “Professional Dream”, no qual discorrem sobre seus sonhos profissionais e o “Mayor Speech”, que consiste em uma simulação de campanha eleitoral e o orador é um potencial candidato a prefeito da cidade de Vitória.
Em HEALTH, o aluno estuda sobre como fazer escolhas responsáveis para manter-se saudável ao longo da vida. A partir de conhecimentos já adquiridos, o aluno amplia sua noção de princípios básicos da saúde física e mental com o objetivo de prevenir, tratar e curar doenças bem como promover o bem-estar físico, mental e social.
Esse é somente o primeiro semestre. Outras disciplinas integram módulos iniciados no segundo semestre e nas demais séries do Ensino Médio. E por falar em Ensino Médio, os alunos das 1ª e 2ª séries atualmente matriculados nas turmas de High School, também iniciaram seus estudos com a University of Missouri e já compartilham conosco o que estão valorizando no novo currículo: diversidade e maior protagonismo do aluno, com mais discussões e interações em aula.
Assim como em Seedfolks, nossos alunos estão plantando suas sementes. Que cuidem bem de seus jardins, investindo numa formação acadêmica ampliada e contínua, para que possam curtir a jornada e colher bons frutos em cada ciclo de suas vidas.