Projeto MPB – Uma manhã com música de boa qualidade
22 outubro de 2015Por Joelmo Costa
No último dia 09 de outubro ocorreu a apresentação do Projeto MPB das turmas das 2as séries do Ensino Médio do Da Vinci. O projeto, que envolve as disciplinas de Humanas e Linguagens, acontece há treze anos e tem como objetivo valorizar a boa música brasileira em diferentes momentos históricos. Os alunos estão realizando o projeto desde o segundo período e tiveram a oportunidade de estudar sobre grandes compositores da MPB, como Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros.
A finalização do projeto ocorreu com a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos no Anfiteatro. Cada turma ficou responsável em compartilhar um movimento musical ocorrido no Brasil: a 2ª série I4 apresentou a Bossa Nova; a 2ª série I2 a Jovem Guarda; a 2 série I3 o Tropicalismo e a 2ª série I1 o Rock dos anos 80. As turmas foram divididas em grupos que compartilharam a biografia dos compositores do movimento musical estudado, a análise das principais canções, o contexto histórico a as interpretações das músicas mais representativas de cada movimento. A apresentação de cada turma foi organizada e conduzida por uma dupla de alunos (apresentadores), que criaram um modelo de apresentação, encaixando os grupos de forma sequencial. Uma demonstração de autonomia que foge da estrutura tradicional.
A delicadeza poética da Bossa Nova nas músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; o rock inocente e melódicos da Jovem Guarda; as composições pluriculturais do Tropicalismo de Caetano e Gil e as letras rebeldes de Renato Russo e Cazuza, que marcaram a transição política brasileira na década de 80, ganharam voz e novas interpretações nas apresentações dos alunos.
Uma manhã cultural que valorizou a importância da boa música popular brasileira e de seus ícones, hoje tão esquecidos pela banalização causada pelos modismos e pela cultura de massa.
Confira alguns registros das apresentações: