Ritos de passagem – palestra 9º ano
13 outubro de 2015Por Marcelo Moreto
Os ritos de passagem compõem nossa trajetória de vida: a entrada na escola, as passagens da Educação Infantil para o Fundamental I, deste para o Fundamental II e a posterior entrada no Ensino Médio. Diferentemente das mudanças do início da escolarização, o último rito de passagem da educação básica gera anseios, dúvidas e até algumas fragilidades em nossos alunos. A maturidade, o maior nível de consciência e a consequente responsabilidade contribuem para esse misto de sentimentos.
Com a intenção de atenuar os anseios dos alunos da última série do Ensino Fundamental II quanto ao ingresso no Ensino Médio, a Escola promoveu palestras ministradas por sempre-alunos e por alunos que passaram e ainda passam pelo mesmo processo que os alunos do 9º ano enfrentarão.
Os palestrantes expuseram as suas experiências desse rito de passagem. Apresentaram o que eles avaliaram como positivo, assim como o que consideravam maus costumes e hábitos que dificultaram o seu desenvolvimento acadêmico e autoformação para o conhecimento humanizado.
Pela manhã, os alunos do 9º ano A e do 9º ano I1 ouviram o sempre-aluno Giuliano Silva Silviero e a aluna do 2º ano I4, Ana Braga. Giuliano, hoje empresário, trouxe as experiências que vivenciou no Ensino Médio e um certo tom de arrependimento por não ter se apropriado eficientemente das orientações de estudo feitas pelos professores. A aluna Ana Carolina Pimenta Braga explanou sobre as dificuldades no processo de transição para o Ensino Médio, pois as mudanças que ela enfrentou foram significativas: estudo integral para uma aluna habituada ao semi, mudança de segmento e pensamento voltado para os campos acadêmico e profissional. Ela apontou como foi importante um 9º ano regrado para que a mudança tivesse menos impacto, já que seria inevitável e necessária para o seu crescimento.
Já os alunos do 9º ano I2 e 9º ano I3 foram contemplados pelas experiências da aluna Sara Dantas, que apresentou como a dedicação e uma vida regrada para os estudos fizeram diferença para uma 3ª série menos atribulada. O sempre-aluno Antonio Dadalto apresentou aos alunos do 9º ano as dificuldades e as maravilhas de conhecer outras culturas nos estudos fora do Brasil, além de mostrar que os desejos podem ser concretizados quando responsabilidade e dedicação caminham juntas; e quando se projeta o futuro com foco e intencionalidade.
Compartilhamos com os interessados materiais elaborados para enriquecer suas exposições, o que revela um encontro entre tecnologias e reflexões, um olhar filosófico em roupagem contemporânea.