Notícias

Projeto MPB: uma palestra musical com Tarcísio Faustini

22 setembro de 2015

Por Joelmo Costa

Um passeio pela Música Popular Brasileira, de Chiquinha Gonzaga, passando por clássicos do samba carioca e desaguando na contemporaneidade dos novos representantes da boa música brasileira. Foi a síntese da palestra do pesquisador e professor Tarcísio Faustini no Projeto MPB do Ensino Médio, realizada no Da Vinci no final de agosto.

5_23

2_39

1_43

O projeto tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos alunos por meio do estudo da Música Popular Brasileira, dos seus principais compositores e movimentos. No projeto as turmas são divididas em grupos de pesquisa que se debruçam sobre a vida e obra de compositores como Noel Rosa, Chico Buarque, Luís Gonzaga, Raul Seixas e Marisa Monte.  Num segundo momento (em setembro e outubro), cada turma se torna responsável em organizar uma apresentação envolvendo um movimento importante da nossa música (Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo e Rock dos anos 80).

4_25

A palestra sobre a história da música popular brasileira, realizada por Tarcísio Faustini, contou com a presença da intérprete Eliane Gonzaga, que “emprestou” a sua voz ao projeto fazendo releituras de composições da MPB como Roda Viva de Chico Buarque, O Mundo é um Moinho de Cartola, Asa Branca de Luís Gonzaga, Palpite Infeliz de Noel Rosa, entre outros clássicos. Também participou da Palestra Musical o diretor administrativo do Da Vinci e guitarrista Victor Humberto Biasutti. Tarcísio enalteceu os principais mestres da Bossa Nova; valorizou a importância da boa música na formação do jovem; indicou filmes e direcionou possíveis pesquisas, contou particularidades e curiosidades dos grandes compositores – vocês sabem sobre a importância de Noel Rosa para a música brasileira? Conhecem Pixinguinha? Já analisaram os versos de Gilberto Gil? Perguntava o entusiasmado pesquisador aos atentos alunos.

Enfim, um encontro de conhecimento, voz, violão que só valoriza o projeto MPB, na sua décima terceira edição.

Tags: ,