Estudante faz viagem de estudos à Alemanha
31 agosto de 2015Uma grande oportunidade: aprofundar os conhecimentos da língua alemã, fortalecer a competência intercultural e tornar os aspectos socioculturais mais reais. Foi neste intuito que a aluna Fernanda Meira de Barros, do 9º ano, realizou, em julho, a viagem para a Alemanha por ser participante do projeto PASCH, oferecido pelo Goethe- Institut, que mantém convênio com o Da Vinci.
A estudante esteve no país de 04 a 25/07, para se aperfeiçoar no idioma e fazer uma verdadeira imersão na cultura. A viagem foi conquistada a partir de seu desempenho no projeto e cumprimento de outros requisitos definidos pelo Goethe que incluem aspectos pessoais, de relacionamento, de participação em projetos sociais, etc.
A parceria do colégio com o Instituto vem desde 2009, e, nesse período, já foram dezesseis bolsas integrais oferecidas aos alunos.
Segundo Fernanda, trata-se de uma grande aprendizagem. “Foi uma experiência incrível. Conheci pessoas do mundo inteiro e tive a oportunidade de aprender muito”, comentou a aluna.
Bolsistas do Brasil e de mais 14 nacionalidades foram selecionados para o programa, que incluiu intensa agenda de aulas e atividades extracurriculares e culturais realizadas ao longo das semanas. A aluna fez o curso na cidade de Varenholz, cidade com 800 habitantes, onde se hospedou em um castelo, mas também visitou as cidades de Hamburgo, Hanôver, Rinteln, Bückeburg, Münster e Soltau.
“A bolsa do Instituto Goethe contribuiu não só para fornecer uma vivência e a melhora da língua alemã, mas também na formação de vínculos de amizade e memórias inesquecíveis. Uma parte de toda essa experiência foram as incríveis recordações, amigos que fiz durante a viagem, pois, além de tudo lindo que vi, conheci pessoas maravilhosas, de diversos lugares do mundo, que consolidaram esta oportunidade como uma das melhores da minha viagem. Além disso, penso que amadureci muito e adquiri autonomia. Aprendi a me virar sozinha, acordar com meu próprio despertador todos os dias e ajudar os outros, com responsabilidade. Naquele momento que estávamos ali pela língua, não importava a religião, nacionalidade ou cultura: dividi o quarto com outra menina de Madagascar que nunca tinha visto um secador de cabelo, fiz amizades com pessoas de países como Qatar, Romênia, Jordânia, inclusive com uma menina da Palestina, vi povos turcos jejuando à Ramadã… percebi que o mundo é muito maior do que eu pensava”, recordou a estudante.
Ao final do curso, Fernanda foi submetida a uma prova de proficiência e aprovada.
O QUE É O PASCH?
O objetivo do projeto PASCH é despertar nos jovens um duradouro interesse pela Alemanha moderna, sua sociedade e o idioma alemão. O Goethe-Institut assiste aproximadamente 500 escolas parceiras PASCH no sistema nacional de educação em mais de 100 países.