Notícias

Álgebra aplicada ao Excel

1 julho de 2015

Por Aurélio Soares de Carvalho

A introdução das letras, como incógnitas e variáveis na matemática foi sem dúvidas um grande avanço para esta ciência. Equações para determinar o valor do famoso “x” eram descritas sem o uso de sinais de operações (+, -, :, x) com o objetivo de descobrir o valor da “coisa em apreço”.

No entanto, a Álgebra revolucionária que facilita tanto o trabalho dos matemáticos não é facilmente assimilada por alunos dos 8°s anos. Sua natureza abstrata e seu estudo puro, sem grandes aplicações no cotidiano de um a adolescente de 13 anos, a torna muitas vezes inalcançável. Porém, com o avanço e acessibilidade da informática, um recurso se apresenta: a programação de planilhas no Microsoft Excel.

A equipe de Matemática do Ensino Fundamental II do Da Vinci utilizou esta ferramenta para facilitar o acesso dos alunos ao mundo das letras. Além de estudarem o conteúdo tradicional, nossos alunos desenvolvem a habilidade de programar planilhas que podem ser úteis para organizar suas finanças no futuro, elaborar gráficos para trabalhos escolares (como o projeto de Sustentabilidade, desenvolvido em conjunto com a disciplinas de Geografia e Ciências), projetar o consumo de energia elétrica em suas casas e para outras diversas situações.

1_27

2_24

3_19

Os alunos elaboraram nas aulas de Matemática planilhas para determinar o código de controle de um código de barras de 13 dígitos. As planilhas foram submetidas a testes por eles utilizando produtos que possuíam, como cadernos, livros e canetas. Um dos produtos, no entanto (a cola escolar líquida), possuía um código de apenas 8 dígitos. Os mais curiosos pesquisaram o modelo deste código e elaboraram outra planilha para determinar seu dígito de controle.

Ao utilizar de recursos como a informática para aplicar conteúdos como a álgebra o aluno começa a enxergar o significado do tema estudado e se apropria do conhecimento de modo muito mais natural. O Da Vinci busca contextualizar os assuntos abordados em sala, despertando o interesse dos alunos nas disciplinas e mantendo a sala de aula em perpétuo movimento.

Tags: ,