Notícias

Palestra e debate sobre a temática do Populismo brasileiro

11 novembro de 2014

Por Roberto Martins

No dia 27 de outubro, o Centro Educacional Leonardo da Vinci teve a honra de receber o Doutor José Alves de Freitas Neto, doutorado pela USP, atual coordenador do curso de graduação em História da UNICAMP e um dos autores do livro de História Geral e do Brasil usado por nossos discentes das 1as e 2as séries do Ensino Médio, publicado pela Editora Harbra.

Com o tema: “Populismo, 60 anos após morte de Getúlio Vargas”, o ilustre palestrante, nos proporcionou o compartilhamento de interpretações metodologicamente construídas sobre tal fenômeno histórico. Pudemos, a partir das suas elucidações, identificar a contextualização e as causas fundamentais da consolidação do Populismo como modelo político vigorante entre os anos de 1930 e 1960, bem como suas características marcantes, e, por fim, suas permanências históricas no jeito “brasileiro” de fazer política institucional até os dias atuais. Nesse sentido, a palestra não poderia ter sido agendada em momento mais propício, um dia após a realização do segundo turno das eleições presidenciais. Ainda tomados pela emoção que marcou uma das eleições mais concorridas da nossa história, nossos alunos participaram entusiasticamente do debate, manifestando suas preocupações com as permanências do assistencialismo, do personalismo e do aparelhamento sindical, heranças do Populismo, em nossas práticas políticas contemporâneas.

2_20

3_14

Pode-se dizer que tal evento resultou num ótimo exercício prático de aprendizagem sobre o tema do populismo. Disso resultou, certamente, uma melhor compreensão dos nossos discentes sobre um dos temas mais presentes nas avaliações do ENEM e de diversos vestibulares, bem como um melhor preparo para lidar cognitivamente com as vicissitudes do modelo político historicamente construído no Brasil.

Tags: ,