Notícias

Infantil IV – Projeto Jogos e Brincadeiras

29 maio de 2014

Por Elke Beilke Matos

Neste semestre estamos desenvolvendo com as turmas de Infantil IV o projeto Jogos e Brincadeiras. O que poderia ser melhor do que iniciarmos nossas atividades abordando a Copa do Mundo, que este ano acontece no Brasil e também é tema da nossa Manifestação Cultural?

A preparação e estudo para a realização da Manifestação e da Copa do Mundo coloca em evidência a importância do esporte na formação do ser, bem como a prática de boa convivência entre os povos. Nesse sentido, estabeleceremos uma “ponte” com o conteúdo escolar do Infantil IV, desenvolvendo a matemática, a linguagem oral e escrita e a coordenação motora na perspectiva de jogos e brincadeiras, adaptando às necessidades da faixa etária.

Introduzimos o tema com a mascote Fuleco, cujo nome une “futebol” e “ecologia”. Essa interação com o Fuleco despertou a curiosidade das crianças que trouxeram questões como: O que é ecologia? Por que escolheram o tatu-bola para ser a mascote? Será que é porque ele tem formato de bola? O que é animal em extinção? A partir da mascote, apresentamos também outros elementos importantes da Copa, como a logomarca e a bola Brazuca.

infantil-iv-2014

Estimulamos as crianças a observarem o amplo uso da bola como recurso na realização de diversas brincadeiras infantis. A partir disso, propusemos que cada criança trouxesse de casa uma bola para a realização de uma recreação.

Dando continuidade aos estudos, estamos realizando diferentes jogos e recreações dirigidas a cada semana. Como ressaltado por Kátia Smole, os trabalhos com jogos e brincadeiras, além de favorecer habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, instigam as crianças a ampliarem suas competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais, propiciando a construção da individualidade, maior domínio corporal e absorção de conceitos científicos.

infantil-iv-2014-2

No projeto Jogos e Brincadeiras, estudamos não só conteúdos relacionados ao tema, mas também fundamentos essenciais ao crescimento das crianças, tais como: relacionar-se com o outro, cumprir combinados e desenvolver o senso de respeito e de justiça.

Tags: , ,