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Gincana do Ensino Médio: perspectiva cultural em profusão

16 abril de 2014

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

A concentração da gincana cultural do Ensino Médio em três dias corridos converteu a escola num laboratório de aprendizagens, experimentações e demonstrações culturais. A socialização dos trabalhos produzidos pelos alunos, em grupos ou no coletivo, ocorrida no dia da culminância (11/04/2014), trouxe à tona os bastidores das produções e a relevância de aliar o planejamento à consecução, o lúdico ao cultural, a função social ao conhecimento de causa.

O dia anterior, dedicado às concepções, esboços, execuções e aprimoramentos, transformou salas de aula e outros espaços da Escola (laboratórios de Física/Química/Informática; salas de aula e de Artes; locais de circulação) em ambientes vivos, preenchidos por movimentos legítimos de iniciativas e acabativas. No anfiteatro, foi criada uma rede wi-fi provisória, para acolher as necessidades dos alunos na busca do suporte da tecnologia para burilamento do pedagógico. Divididos em grupos/equipes, nossos estudantes puderam transitar entre espaços internos e externos na busca de materiais, colaborações e subsídios para se desincumbirem dos desafios que lhes foram apresentados. Autonomia, criatividade e superação foram as palavras-chave do processo.

O clima da socialização era movido a ansiedade e desejo de compartilhar. Reunidos no Auditório Leonardo, os alunos revezaram-se nos papéis de expositores e plateia, numa sintonia de afinidades e interesses. Todos os presentes puderam inferir a importância de uma apresentação contextualizada para valorizar as demonstrações culturais, além de estabelecer comparações entre estilos artísticos, modos de dizer e domínios de recursos tecnológicos. Também ficou visível a importância da mesa-redonda que inaugurou a atividade (conduzida por profissionais-autores de páginas da agenda) para iluminar a trajetória dos alunos na produção e socialização de saberes, impressões e reflexões.

A estilização de violinos para impregná-los de referências às manifestações da cultura italiana entre nós foi uma tarefa cumprida com esmero pelos grupos executores, que conseguiram mesclar elementos naturais e culturais, contribuições da agenda ou de outras fontes, olhares focados e panorâmicos. Em matéria de estética, cuidaram dos mínimos detalhes e da apropriação de técnicas variadas, de alto relevo a apliques, da colagem à pintura, do uni ao tridimensional.

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A releitura de telas de Attilio Colnago propiciou aos alunos liberdade na expressão artística e seleção de temas que os inspirassem a produzir ensaios de pensamento a partir das realidades em que transitam e das obras-de-arte que integram seu currículo. A ditadura da beleza, o descaso com o desenvolvimento sustentável, o domínio tecnológico e o respeito à privacidade compareceram nas criações dos alunos em produções com apuro estético e função engajada. As explanações orais tornaram visíveis as simbologias utilizadas e a conexão entre detalhes que, se não explicados idealmente, passariam despercebidos ao apreciador.

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Os videoclipes criados em torno da biografia de personalidades retratadas na agenda (Nono Gusto, Renato Casara, Attilio Colnago e Virgínia Tamanini) reuniram diferentes estratégias comunicativas e movimentos criativos: do olhar sensível/silencioso ao talk show, do vídeo embalado a música clássica à concepção de esquetes com os alunos atuando como protagonistas, de legendas ilustrativas a falas esclarecedoras. Interessante que cada turma optou por se debruçar sobre a vida e obra de um personagem, o que serviu para ampliar o repertório cultural de todos os presentes em torno de descendentes italianos que fizeram ou fazem diferença na construção da identidade capixaba.

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As tomadas fotográficas produzidas em máquinas pinhole construídas pelos grupos executores e reveladas em ambiente propício no interior da Escola (nos mesmos moldes utilizados por imigrantes italianos em épocas passadas) foi uma tarefa que desafiou os alunos a um fazer inteligente, pautado em ensaios/erros e na substituição de improvisos por ações refletidas. Retratando cenas do cotidiano dos imigrantes (a chegada em navios, o lavoro na terra, os momentos em família), as fotos exibidas trouxeram uma verossimilhança surpreendente e tornaram-se ainda mais ricas na medida em que se dava a conhecer os ganhos e dificuldades do processo de produção, num resgate do valor intimista da fotografia tão relegado na era digital.

A simulação de fragmentos da Carretela Del Vin, com contextualização histórica, foi a última tarefa de grupo apresentada antes do recreio. Executando a coreografia da tarantela, desfilando em carros alegóricos ou interagindo com a plateia, as equipes executoras fizeram uma mobilização natural pelo resgate do valor afetivo dessa manifestação. Assumiram o papel de representantes de descendentes italianos indignados com o descaso com as tradições, rompendo com o relativismo que acaba comprometendo a essência de manifestações culturais legítimas.

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A última parte dos trabalhos consistiu na montagem de uma feira temática italiana, no espaço verde, abertas à participação dos alunos de outros segmentos, pais em geral e pessoas do círculo de relação dos alunos. A busca de proximidade com feiras reais, a diversidade de ofertas e produtos, a interação com o público-alvo, a decoração visual/estética e o cuidado com o marketing concorreram para uma autêntica simulação da realidade, rompendo com o artificialismo de algumas situações escolares.

O encontro entre os alunos expositores (motivadíssimos) e um público-alvo receptivo e afetuoso resultou num movimento de grande beleza, seja pelas trocas socioculturais, seja pelos valores agregados (planejamento estratégico, empreendedorismo, relação custo/benefício, prestação de contas). A atitude profissional dos alunos para acolher o grande fluxo de visitantes e administrar demandas da vida real transformou a experiência num marco, o que se fez ainda mais significativo com as doações dos lucros apurados para instituições assistenciais, de forma autônoma ou em integração com iniciativas abraçadas pela Escola.

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Na outra tarefa de natureza coletiva desempenhada pelas turmas (uma mostra fotográfica digital em torno de memórias e vivências da cultura italiana no Estado do Espírito Santo), houve valorização do potencial da Internet como fonte agregadora, mas também um estímulo para que se buscassem produções personalizadas e diversificação de fontes, além de diálogos entre palavras e imagens e conexões entre História e estórias de vida.

Independente do resultado final apurado e da consideração da atividade como parâmetro de terceira nota para todas as disciplinas do currículo, a gincana cultural do Ensino Médio congregou todos os participantes como vencedores, firmando-se como cidadãos aptos a resolver problemas e a tomar decisões; como indivíduos criativos e produtivos; como sujeitos do conhecimento, respeitosos consigo mesmos e com os pares.

 

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