Notícias

Projeto Aprendendo a Ouvir – 1º concerto

8 abril de 2014

Com a sensação de estar assistindo a um show de música popular na Itália, mas em solo brasileiro, estudantes dos 2os aos 5os anos do Fundamental e seus pais, assistiram ao 1º concerto do Projeto Aprendendo a Ouvir 2014 com a Banda Brasitalia na tarde desta segunda, dia 07 de abril. O show, realizado no Teatro Da Vinci, levou ao palco a banda composta por descendentes italianos, todos naturais de Santa Teresa/ES, que apresentou um repertório com tradicionais e belas canções italianas como Sole mio, Bella ciao, Merica Merica, Canto dela terra, entre outras.

O projeto, em seu 13° ano de existência, pretende formar plateia em música, oferecendo concertos didáticos a alunos do Fundamental I e seus pais.

Entre uma música e outra, um dos integrantes da banda, contava aos alunos um pouco da história dos imigrantes italianos no nosso Estado e em Santa Teresa, e como este povo transmitiu a sua herança cultural.

foto1_2

foto3

foto2

foto4

Este e os próximos concertos do projeto serão baseados no tema pedagógico abordado durante todo o ano letivo de 2014, “Somos nós, os capixabas” – que retrata as heranças da imigração italiana em nosso estado.

Durante toda a apresentação, os estudantes contemplaram a execução das músicas da banda atenta e silenciosamente.

Entretanto, a expressão do rosto de cada um se transformou quando o músico anunciou o nome da última música a ser tocada, O Surdato Nammuratto, a mesma que os alunos cantaram no Grande Coro, em homenagem ao aniversário do Da Vinci neste ano.

Ao final, acalorados aplausos.

Como ingresso, foram arrecadados 432 litros de leite, que será doado ao Instituto Sem Fronteiras.

O próximo concerto acontecerá em junho.

Tags: , , ,