Notícias

Da Vinci lança programa para trabalhar questões socioemocionais

14 março de 2022

O Laboratório Inteligência de Vida, programa de educação socioemocional realizado pelo Da Vinci, ajuda os estudantes a refletirem sobre seus próprios sentimentos, promovendo o autoconhecimento e aprimorando suas relações com o outro. O trabalho é realizado no novo ambiente da escola, Spazio Del Cuore.

Atento à importância do desenvolvimento das competências socioemocionais também no âmbito escolar, o Da Vinci lança neste ano o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), um programa de educação socioemocional voltado para alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º anos). Como suporte à iniciativa, a escola também criou o Spazio Del Cuore (Espaço do Coração, em italiano), um ambiente acolhedor propício para a realização das atividades do programa, onde as tradicionais carteiras de sala de aula dão lugar a tablados com almofadas coloridas.

De acordo com o diretor Mário Broetto, o Laboratório Inteligência de Vida busca desenvolver nos alunos habilidades como pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, empatia, comunicação e criatividade, além de facilidade nas relações interpessoais, trabalhando temáticas relevantes para a faixa etária por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais criadas com a linguagem dos alunos.

“Com o LIV, sistematizamos e aprimoramos o trabalho que já vínhamos executando na escola do pilar socioemocional dos nossos alunos, criando momentos de fala, escuta e troca de vivências para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. Acreditamos que isso, além de formar cidadãos mais estruturados e felizes, contribui com o fortalecimento do aprendizado cognitivo como um todo”, explica Mário.

Com sala e material de apoio próprios, composto por caderno ilustrado, adesivos, pôster e tabela de hábitos, o LIV conta com atividades que preparam os alunos para lidarem melhor com a adolescência, as responsabilidades, os desafios e as escolhas profissionais.

A orientadora educacional do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, Valéria Merçon Assad lembra, inclusive, que a busca por um programa completo como o LIV se deu a partir da colocação de uma aluna que queria um momento na escola para compartilhar seus dilemas e desafios. “A adolescência é assim, um momento de transformações e decisões. Quanto mais acolhimento e suporte oferecemos aos estudantes para lidarem com essas questões, mais seguros eles estarão para as próximas etapas da vida”, comenta Valéria.

Para a professora responsável pelo programa, Ana Paula Aguiar, “o LIV é um momento para cuidar do socioemocional, um espaço de fala, escuta e acolhimento para os alunos vivenciarem e refletirem sobre suas emoções e seus relacionamentos”.

Animados com a novidade, os alunos aprovaram a implantação do programa e muitos já conheceram a nova sala Spazio Del Cuore. Rafaela Ferrari, do 9º ano, achou legal deixar momentaneamente a sala de aula tradicional. “É muito bom trabalhar a questão psicológica e sair do cotidiano. É uma forma divertida de pensar em algumas questões importantes da vida”, conta a aluna.

Felipe Buaiz, também do 9º ano, classificou a sala como especial. “É confortável e tranquila. A adolescência tem momentos delicados e problemas. É um lugar para refletirmos no período em que estamos na escola”, revela o aluno.

Tags: , ,