Notícias

Fim das férias: hora de resgatar a rotina de estudos

27 janeiro de 2022

Orientador educacional sugere que estes dias que antecedem o início das aulas sejam usados para retomar a rotina, organizar o espaço de estudo e criar expectativas positivas em relação ao processo de aprendizagem.

A maioria dos estudantes despede-se nesta semana das férias e volta às aulas na próxima terça, dia 1º. Resgatar o ritmo de estudos, apesar de fundamental, nem sempre é fácil, mas o orientador educacional Evando Evangelista, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, garante que é possível. A dica dele é já começar a retomar a rotina nestes dias que antecedem o início do ano letivo.

Evando Evangelista

O primeiro passo é reorganizar os horários de comer, dormir, estudar e brincar, visto que grande parte das famílias os alteram durante as férias. “É preciso resgatar a rotina, pois ela é importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente e a produtividade dos estudos. O ideal é que isso seja feito com o envolvimento do aluno para que ele cumpra o combinado”, orienta.

Evando sugere que seja garantido ao estudante um ambiente para o estudo que seja aconchegante, ergonômico, organizado e livre de distrações. “Procure deixar a organização desse espaço sob o cuidado dele. Isso estimula a responsabilidade e o senso de organização”, sugere.

O orientador lembra ainda que pais e alunos devem verificar juntos se os uniformes, livros e demais materiais já estão completos e prontos para o uso. “Nesse momento, é muito estimulante quando os adultos criam uma atmosfera de expectativa positiva em relação à escola, aos professores e a tudo que será aprendido em mais um ano. Converse demonstrando que a volta às aulas não é o fim do lazer, mas um momento de conciliar atividades e fazer muitas descobertas”, comenta.

Por fim, o orientador reforça que a atenção dos pais com a vida estudantil dos filhos deve acontecer durante todo o ano. “É comprovado que o envolvimento familiar é um estímulo de grande valor para a aprendizagem. Ele deve acontecer neste início de ano letivo, mas também persistir ao longo de 2022”, finaliza.

Arquivo 2021

Tags: ,