Uma “prova” à prova: sintam-se servidos!
4 dezembro de 2013Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
A linguagem de “mando”/recomendação do texto instrucional é um dos conteúdos recorrentes no segmento do Infantil e transformado em objeto de estudo/prática de Língua, no Ensino Fundamental I. Nas regras para jogos e brincadeiras, receitas de culinária e planejamentos de projetos, “comandos” aparecem como norteadores para o alcance de compreensão semelhante por parte de todos que se utilizam da tipologia textual em questão.
No Ensino Fundamental I, a avaliação não é um momento estanque/artificial; integra-se à sala de aula, de forma contínua e significativa. Com esse princípio em mente, a última produção de textos dos alunos de 2º ano (Modo de fazer de uma receita do Salame de Chocolate), parte do processo avaliativo, desenvolveu-se em clima de interesse, atenção e … água na boca. A professora, à frente dos alunos, misturou os ingredientes sob o olhar atento dos aprendentes e respondendo a todas as perguntas que lhe eram dirigidas.
Durante o espaço de tempo em que a mistura ganhava consistência, alunos anotavam, com verbos no Imperativo e outros recursos expressivos dos textos instrucionais, as ações que observavam compor as etapas da produção da receita. Os princípios vincianos da “experimentação” e “demonstração” vividos de perto, tendo como resultantes a sistematização e a função social da escrita.
Confira abaixo algumas etapas da produção da receita escrita pelos alunos.
Tudo pronto (inclusive a produção avaliativa), a etapa conclusiva: “Salame” na geladeira até o dia seguinte, no aguardo da degustação. Chegado o momento, saborear a “prova” foi a parte mais gostosa da vivência! Afinal, “ninguém é de ferro”, já que, em gastronomia, “a prática é a melhor teoria”.