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Da Vinci promove Encontro de Gerações em aulas virtuais

25 setembro de 2020

Com a proposta pedagógica de construção da identidade e fortalecimento dos laços afetivos, avós são convidados a participarem virtualmente de aulas dos seus netos para compartilhar experiências de vida, talentos e hábitos de infância.

O contato entre avós e netos, em geral, é cheio de aprendizado, troca de experiências e afeto. Entendendo a riqueza que representa essa relação familiar, o Da Vinci, há 19 anos, promove o projeto Encontro de Gerações, que reúne em sala de aula avós e netos do 2º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, em decorrência da pandemia, o momento acontece on-line, da 14 a 25 de setembro.

De acordo com o organizador do projeto e orientador educacional do segmento, Evando Evangelista, o objetivo da iniciativa é criar um espaço de interação para contribuir com a formação da identidade dos alunos.

Neste ano foram programados encontros em que os avós compartilham vivências na infância em Vitória e outras cidades, depoimentos de trajetória profissional, contação de clássicos infantis, apresentações de artistas plásticos, talentos musicais e habilidades manuais, relatos sobre brinquedos, brincadeiras e cantigas de roda da época de infância, entre outros, que irão compor a oferta de experiências às quais os participantes compartilharão com os alunos.

“O encontro é a culminância de um trabalho construído ao longo do ano letivo, quando os alunos pesquisam e constroem aprendizagens acerca das origens de seus nomes, seus laços e histórias familiares, construção da árvore genealógica e comparações entre as vivências das diferentes gerações. São momentos ricos em conhecimentos, curiosidades e também emoções. Graças à tecnologia, haverá participantes transmitindo de outros estados e até mesmo de seus locais de trabalho”, conta o orientador.
Ao longo dessas quase duas décadas de Encontro de Gerações, o orientador nota que os avós continuam participantes do desenvolvimento das crianças e que o público convidado está cada vez mais diversificado. “Os conhecimentos trazidos permitem uma maior riqueza na troca das aprendizagens e propiciam ao aluno uma valorização das experiências apresentadas pelos avós”, revela Evando.

 

De acordo com ele, a realização desse projeto só foi possível graças ao engajamento das professoras e famílias e ao acesso tecnológico de todos os envolvidos. “Muitos avós e netos estão mais distanciados para se protegerem por conta da pandemia. Esse momento também permite o resgate de uma interação significativa entre eles e que precisa ser sempre valorizada”, conclui.

 

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