Notícias

O Museu da Escola e a prática de habilidades sociais na Educação Infantil do Da Vinci

5 julho de 2019

Por Dora Sodré

           “Em primeiro lugar vem a dedicação, depois a habilidade”

                                                  “Todo o nosso conhecimento se inicia com o sentimento”

                                                                                    Leonardo da Vinci

Todos sabemos como é fundamental o desenvolvimento de habilidades sociais e, as crianças da Educação Infantil, estão em um momento muito propício para já começarem a perceber a importância do bem-estar em suas vidas.

O Museu da Escola, em funcionamento nos últimos 5 anos, tem nos trazido inúmeras situações desafiadoras e, para mim, uma constatação – um excelente momento e espaço para se observar e praticar habilidades sociais com as crianças.

Os alunos visitam o Museu da Escola, pelo menos três vezes, a cada uma das duas exposições anuais durante o ano letivo, e com pintores de movimentos artísticos diferentes. Ficam muito curiosos em relação aos artistas em exposição e sempre sabem na ponta da língua os combinados antes de entrarem no museu.

3

2015

????????????????????????????????????

2016

????????????????????????????????????

DSC_0465

2017

1

????????????????????????????????????

2018

2museu

2019

Uma vez dentro do Museu da Escola, vão sempre tentando cumprir as regras e a participarem da visita guiada com perguntas e contribuições de seu próprio repertório, ora alcançado pelas vivências na sala de aula, ora por pequenas pesquisas que fazem junto à família, ou até mesmo de suas viagens ao redor do mundo.

Mais e mais pais vêm relatando o quanto seus filhos já valorizam as visitas a museus, quando estão em viagem, e como já são capazes de reconhecerem obras de artistas diferentes quando se deparam com algum quadro que já viram no Museu da Escola.

1museu

O modelo utilizado de visita guiada ao Museu da Escola para pais e filhos este ano, separado por turmas, nos mostrou também o quanto este momento tem cada vez mais sido valorizado pelas famílias, e o quanto todos nós estamos aprendendo com esta atividade. Pais e professores demonstram satisfação ao relatarem diversas experiências vividas e como elas têm despertado novos conhecimentos. Tudo isso envolvido por boas práticas sociais, que levam as crianças a despertarem para a necessidade de cumprir os combinados em lugares onde o respeito ao ambiente é fator sine qua non.

59693483_360626671243797_4150184331575840881_n

59902166_293240881630032_102908315210723587_n

Um outro fator que também traz bem-estar para nós que estamos a frente do trabalho de colocar o Museu da Escola em funcionamento, e aqui preciso citar Luciana Biasutti, que além da curadoria, idealiza toda a concepção estética desse espaço do Da Vinci, é a seleção de artistas que serão estudados a longo prazo, e que serão expostos no Museu da Escola. Desde 2016, já foi planejado todos os artistas que ocupariam o museu até 2020, o que nos trouxe mais oportunidades de planejamento e estudo prévio. Aliás, já estamos pensando nos artistas que ocuparão o Museu da Escola de 2021 a 2025.

Tags: ,