Da Escola para o mundo
14 junho de 2019Por Paulo de Tarso Rezende Ayub
Como componente das tarefas prévias (executadas em grupo), no âmbito da Gincana Cultural do Ensino Médio, foi proposto aos alunos que concebessem sites temáticos alusivos ao trintenário do Da Vinci, recorrendo a aplicativos tecnológicos e recursos audiovisuais com diferentes propósitos: fonte de pesquisa, apropriação de funcionalidades digitais, estímulo à produção de conteúdo.
Na culminância do evento, ao socializar o resultado de suas produções, os alunos demonstraram alta consideração em relação à Escola, além de potencial criativo e competência de canalizar habilidades de análise, síntese e conexão, em prol do processo produtivo.
Diante da qualidade das produções, não consideramos justo limitar ao ambiente da Escola um trabalho desse alcance/amplitude, como uma mostra do empenho dos alunos-produtores no sentido de aliar consciência autoral, domínio tecnológico, jornalismo investigativo e espírito criativo.
Interessante destacar que os sites apresentam naturezas diferentes, conforme detalhamento a seguir:
- No tocante à criação do 1º I-1, as potencialidades tecnológicas foram empregadas de maneira consistente e os conteúdos expositivos organizados em formato de linha do tempo. Houve uma combinação primorosa entre design gráfico e recursos audiovisuais. Como ponto forte, vale destacar a iniciativa de compor documentários digitais por décadas, com seleção de cenas representativas da trajetória da Escola e composições de Pedro de Alcântara como plano de fundo.
- Em relação à criação do 1º I-2, o conjunto da obra chama atenção pelo esmero estético e intensidade temática, sem falar na diversidade de gêneros textuais e interfaces entre linguagem verbal e não verbal. Consideramos que o site produzido, mais do que explorar funcionalidades tecnológicas, constitui uma espécie de portfólio afetivo, sem perder de vista aspectos expositivos e informativos.
- Quanto à criação do 1º I-3, apresenta rico conteúdo informativo e ótimos recortes de projetos institucionais, além de uma afetividade marcante, seja na justa homenagem prestada ao nosso fundador Pignaton, seja na coletânea de depoimentos emocionados de Sempre-Alunos. Frise-se aqui a capacidade dos produtores no sentido de realizar livres escolhas, em matéria de conteúdo e design, e de forma compatível com seus propóstios sociocomunicativos.
A seguir, constam os links a serem acessados para conhecer o material produzido em sua íntegra:
1º I-1:
leonardosantana84.wixsite.com/30anosdavinci
1ª I-2
celvtrintenario.webnode.com/turne/
1º I-3
www.o-mundo-de-leonardo2.webnode.com
Oportunamente, a Escola estudará possibilidades de aproveitar parte do material produzido em nossas publicações institucionais, a fim de lhes conferir a perenidade que fazem por merecer.