Conexão entre diferentes disciplinas-intertextualidade
4 junho de 2019Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton
Não é o acaso que relaciona diferentes conhecimentos em Escola que tem o seu currículo intencionado e programado. Neste breve registro, é possível ao leitor ligar “as teias”.
No planejamento deste período, a Middle School trabalha com mais um projeto para o reconhecimento da necessidade da preservação do meio ambiente, no caso, o ciclo da água. Caminhando, par-e-passo, o projeto de sustentabilidade, assim como o da Estação Biológica do Da Vinci, vem se desenvolvendo na Escola e ganhando visibilidade dos professores, alunos e funcionários. Nesse encontro de conteúdos amplos e específicos, “aconteceu, o descrito a seguir.
Convidado a expor/explicar aos alunos dos 7os anos que cursam a MS, o Diretor Administrativo, Victor Humberto Salviato Biasutti, foi convidado a lhes mostrar as ações do Da Vinci no que diz respeito à sustentabilidade quando se trata do bem esgotável, a água.
Foram mostradas através de slides com diagramas esquemáticos, as fontes de água que abastecem o Da Vinci, quais sejam a CESAN, os poços tipo cisterna, água coletada da chuva e da sobra dos bebedouros, água coletada dos aparelhos de ar condicionado e água do poço tubular profundo, e a utilização de cada fonte.
Terminada a etapa do assunto para o qual foi convidado, Victor Humberto convidou a professora Lorena Croce e os alunos para conhecerem o Borboletário, a mais recente “fundação” que se agregou à Estação Biológica do Da Vinci. Mais matérias sobre o espaço:
Depoimentos dos alunos:
1 –Through Victor Humberto´s presentation, I learned the importance of some STEAM topics: Science, engineering and technology. He explained about the school water system and I was really surprised by its efficiency. DANIEL CALVI VALIATTI , 7TH GRADE, Middle School Global Leader student.
Por meio da apresentação de Victor Humberto eu aprendi sobre a importância de alguns tópicos de STEAM: ciências, engenharia e tecnologia. Ele explicou sobre o sistema de água da escola e eu fiquei muito surpreso com a eficiência desse sistema.
2- I could learn in a more dynamic and different way about the water system in our school. Leaving the classroom to visit the butterfly zoo was very exciting. A chance to do something different. I want to thank Victor for his generosity and professionalism. LARA NAHSSEN ALCURI DE SOUZA, 7TH GRADE, Middle School Global Leader.
Eu pude aprender de uma maneira dinâmica e diferente sobre o sistema de água da nossa escola. Sair da sala de aula para visitar o borboletário foi muito empolgante. Uma oportunidade de fazer algo diferente. Quero agradecer Victor por sua generosidade e profissionalismo.
De volta à MS, alunos, orientados pela professora Lorena, aplicando conteúdos conceituais e atitudinais/afetivos para a aprendizagem ampla, escreveram carta de agradecimento ao convidado que, com interesse e satisfação, acompanhou-os nessa etapa do projeto.
Carta enviado a Victor Humberto pelos alunos:
Dear Victor Humberto,
First of all we would like to thank you so much for your presentation and for taking your time to help us understand the content of water cycle, your answers will be very useful for us in our water cycle project and our learning for life. We are also thankful for your effort in saving and preserving water in school.
With your impeccable presentation we’ve learned about how STEAM works in school and how it can help save water. We could also see that the use of technology, engineering and science in the water saving system is extremely important since it offers efficiency.
We’ve discovered that all parts of STEAM are connected and depend on one and other.
Finally we would like to say how grateful we are for visiting another part of school, the Butterfly Zoo, it was fun and a good surprise.
The butterfly Zoo looks like a secret garden, we’re happy to be part of this “fairy tale”.
Congratulation for your wonderful work. Hope to have you in our classes again.
Sincerely,
7th grade Middle School Global Leaders: Gabriel Bayerl, Lara Souza, Manuela Kimura, Alice Devens, Livia Gomes, João Pedro Louzada, Vitória Vello, Sofia Côco, Daniel Calvi, Renan Schevz, Leonardo Sarkis and Marina Machado
Caro Victor Humberto,
Antes de tudo, gostaríamos muito de agradecer sua apresentação e de dedicar seu tempo para nos ajudar a entender o conteúdo do ciclo da água. Suas respostas serão muito úteis para nós em nosso projeto de ciclo da água e nosso aprendizado para a vida. Também somos gratos pelo seu esforço em economizar e preservar a água na escola.
Com sua apresentação impecável, aprendemos como o STEAM funciona na escola e como ele pode ajudar a economizar água. Também podemos ver que o uso de tecnologia, engenharia e ciência no sistema de economia de água é extremamente importante, pois oferece eficiência.
Descobrimos que todas as partes do STEAM estão conectadas e dependem de uma e outra.
Finalmente, gostaríamos de dizer o quanto estamos agradecidos por visitar outra parte da escola, o Butterfly Zoo, que foi divertido e uma boa surpresa.
O zoológico de borboletas parece um jardim secreto, estamos felizes em fazer parte desse “conto de fadas”.
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Esperamos ter você em nossas aulas novamente.
Atenciosamente,
Líderes globais do 7º ano do Ensino Fundamental: Gabriel Bayerl, Lara Souza, Manuela Kimura, Alice Devens, Livia Gomes, João Pedro Louzada, Vitória Vello, Sofia Côco, Daniel Calvi, Renan Schevz, Leonardo Sarkis e Marina Machado
Finalizado o projeto planejado por professora da MS, temos como expectativa que conteúdos amplos passem a fazer parte do acervo de conhecimento dos estudantes envolvidos e que, em futuro breve, sejam eles os precursores/defendores e beneficiados de “um mundo melhor”.