Alunos participam do Fórum FAAP de Discussão Estudantil
25 abril de 2019Entre os dias 17 e 20 de abril, alunos do Da Vinci estiveram em São Paulo participando da 16ª edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil. O fórum é um renomado evento de simulações de organismos internacionais, do qual o Da Vinci tradicionalmente participa. Estudantes de todo o Brasil reúnem-se durante os quatro dias de evento, formando uma delegação que representa determinado país. Cada estudante torna-se um diplomata e discute assuntos importantes da agenda internacional. O fórum funciona como um estímulo para os alunos aprofundarem conhecimentos e se engajarem em possíveis soluções.
Assim que chegaram na capital paulista, antes do início do evento, o grupo foi visitar o Cubo Coworking Itaú, maior e mais relevante centro de empreendedorismo da América Latina.
A Kroton, empresa parceira do Cubo, é a responsável por um andar inteiro destinado a investir e apoiar startups do setor de educação.
Fundado em 2015, o Cubo tem como objetivo conectar num só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para discutir sobre tecnologia, inovação, novos modelos de negócio, novas formas de trabalhar e como desafiar o status quo, visando um mundo melhor.
A abertura da edição 2019 do Fórum – que neste ano contou com 680 participantes de 52 colégios – foi feita pelo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Adam Shub, diplomata sênior do Serviço Diplomático Norte-americano.
Entre os temas de destaque, estiveram a fluência do narcotráfico nos governos, reconstrução do mundo pós-Primeira Guerra Mundial, violações de Direitos Humanos em Myanmar e combate ao tráfico de pessoas na Europa. Também foram discutidos a estabilidade econômica e a integração europeia pós-Brexit, o fortalecimento da educação em países vulneráveis, as medidas preventivas para doenças erradicadas, o novo Pacto Global sobre Migrações, os paraísos fiscais como empecilho ao desenvolvimento, a regulamentação da venda de urânio enriquecido, a situação dos refugiados venezuelanos e a revisão do acordo nuclear do Irã.
O evento trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e habilidades interpessoais dos alunos participantes.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Joelmo Costa e Lorena Croce.
Os estudantes João Pedro Ladislau Campos, Amanda Dellacqua Madeira e Laura Dellacqua Madeira, que representaram o Reino Unido, foram reconhecidos pela atuação no evento e receberam Menção Honrosa.
Confira abaixo alguns registros da participação dos alunos em seus comitês.