Fórum Da Vinci: uma importante aprendizagem
3 agosto de 2018Eduarda Assad e Fernanda Cota (Comitê de Imprensa) – 2° ano I1 e Joelmo Costa
Na Grécia Antiga a palavra escola significava literalmente o “lugar de ócio”, onde as crianças se dedicavam a retórica – a arte de bem falar. Entendendo a importância de tal habilidade, o Centro Educacional Leonardo da Vinci realiza anualmente o Fórum da Vinci de Discussão Estudantil. O evento que nos próximos dias 17 e 18 de agosto entra na sua 11ª edição, é uma simulação do funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula a discussão de temas de interesse mundial, cabendo a cada aluno (chamado de delegado) representar um país e defender a sua posição diplomática por meio de debates e formulação de documentos, visando o bem-estar entre as nações e à busca pela paz mundial.
Durante o processo de preparação, os alunos são responsáveis por pesquisar sobre o tema e o país que irão representar; organizam também pastas com as informações obtidas e elaboram discursos a serem apresentados no dia do evento. Assim é fortalecida a autonomia de estudo e sistematização de ideias que direcionam seus pronunciamentos ao longo do fórum. Tais fatores contribuem positivamente para o desenvolvimento da oratória e da atitude de tomar decisões importantes.
Após o processo de preparação e posteriormente o de debate, muitos alunos se beneficiam da experiência como um despertar para a carreira profissional. O fórum estimula o desenvolvimento de requisitos primordiais, independente da área de atuação profissional, como as habilidades de oratória e argumentação. Além disso, a experiência também estimula o olhar atento e crítico aos temas que abrangem todo o espaço mundial.
O Fórum da Vinci é oferecido como uma alternativa de ampliação de um currículo que transcende o caráter escolar tradicional. Além disso, esse se configura como uma demonstração de possibilidade de convivência e discussão em um mundo marcado pela intolerância entre culturas. Essa estrutura se encaixa em um processo pedagógico que oportuniza e direciona os aprendizes na construção de ferramentas para o aprender a aprender.
Relato do aluno João Flávio Figueiredo Gomes – 2ºI1 – sobre o Fórum da Vinci de 2017:
Na sua opinião, qual a importância de se participar de um fórum? Quais são os crescimentos pessoais e como aluno?
“Participar de cada edição do Fórum da Vinci é sempre uma experiência peculiar extremamente prazerosa. Os participantes vivenciam a simulação da ONU, que, apesar de parecer muito distante de nossa realidade, nos estimula a exercitar habilidades de negociação e criar resoluções de conflitos que sejam consensuais entre todos. Após o aluno/ diplomata concluir sua participação em um comitê, seu modo de lidar com adversidades cotidianas, se expor oralmente em público e argumentar são visivelmente aperfeiçoadas, configurando-se assim como um diferencial no repertório cultural e no leque de habilidades do discente, o qual indubitavelmente será importantíssimo do decorrer de sua vida e carreira profissional.”
Processo de pesquisa e ensaio do discurso inicial por alunos da 2ª série.
X edição do Fórum da Vinci, 2017.
Outras informações sobre o Fórum da Vinci:
http://www.davincivix.com.br/noticias/x-forum-da-vinci-confira-a-programacao/
http://www.davincivix.com.br/noticias/forum-da-vinci-2016/