Recital “A Arca de Noé”
21 novembro de 2017As rimas e ritmos, entonações e gestos, trazem à criança a alegria do apresentar/ protagonizar o poema que pode vir carregado de poesia, mas também como uma bela e simples brincadeira de linguagem.
Como diz Cecília Meireles nos versos da Bailarina, “Não sabem nem dó nem ré, mas sabem ficar na ponta do pé!”. Vai-se tentando, oferecer/ receber, na escola, um misto de poema e poesia com o qual se pretende ora sensibilizar, ora sermos sensibilizados pelo que vivenciamos nos bastidores desse grande palco.
O recital de poemas “ A Arca de Noé”, inspirado nos poemas de Vinícius de Moraes, os quais compõem poesias, mesmo ainda que não possíveis de serem compreendidos pela tenra idade, provocam as emoções nos alunos e também nos professores que acompanham o esforço enorme dos mesmos para as aparentes simplicidades do rimar seus versos.
O conteúdo poema é de grande importância para essa faixa etária, por trabalhar a habilidade da memorização e também por aproveitar o momento afetivo da faixa etária. Durante a preparação para o recital, cada turma ensaiou dois poemas e uma música do livro. Como desdobramentos dos estudos, os alunos criaram seus próprios poemas, cujo temas estavam sempre relacionados a animais, e fizeram dobraduras que compõe os murais das salas de aulas.
Toda a preparação e estudo culminou, no último dia 06 de novembro, com a apresentação do recital.
Nas imagens a seguir é possível ver momentos da apresentação que ocorreu no auditório Da Vinci e teve como público os alunos das outras turmas dos 2º anos, professores e coordenadores.