Alunos promovem exposição sobre arte egípcia
15 setembro de 2017Por Mazinha Tristão e Nathalia Peters
O Egito desenvolveu uma das principais civilizações da antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima. Temos informações detalhadas sobre essa cultura graças à sua escrita bem estruturada.
Em mais uma atividade realizada pelos alunos do Da Vinci na disciplina de Arte, os 6ºs anos estudaram a Arte Egípcia e produziram papiros, utilizando, entre outras técnicas, a de envelhecimento de papel por meio da borra de café. Os alunos também utilizaram o alfabeto egípcio (hieróglifos) para escrever frases de amizade, amor e paz.
Hieróglifos
Este termo deriva da composição de duas palavras gregas – HIERO «sagrado», e GLYFUS «escrita». Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais “sagrados”. A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos.
Os egípcios não escreviam seus hieróglifos só nas colunas dos templos. Escreviam também em papiro, feito de um tipo de planta que crescia à margem do rio Nilo e que era prensada, secada e entrelaçada. os papiros eram guardados em rolos, o que facilitava seu transporte.
Etapas do trabalho:
- Usaram agua e pó de café para envelhecer a folha.
- Queimaram as bordas com o pirógrafo.
- Criaram uma frase sobre amizade.
- Desenharam os hieróglifos.
- Pintaram com lápis aquarela.
- Contornaram com canetinha preta.