Estudantes visitam exposição “Sombra Projetada” do artista Dionísio Del Santo
4 setembro de 2017Buscando aprimorar e desenvolver um repertório cultural sobre as artes plásticas, com o intuito de incentivar o aluno a exercer o senso crítico e a percepção da poética visual, foi realizada, em agosto, com alunos dos 5os anos Integral, uma excursão pedagógica ao Espaço Cultural SESC/Glória com o objetivo de apreciar a exposição “Sombra Projetada” do artista Dionísio Del Santo.
Na exposição, os estudantes apreciaram as obras de Dionísio, conhecendo um pouco sobre a vida do artista e sobre sua arte. Conheceram também o atelier de gravura do espaço, assim como a biblioteca do Centro Cultural.
A exposição reuniu, por meio de pinturas e serigrafias, 24 obras principais do acervo do artista, pertencente ao Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).
Dionísio Del Santo
Dionísio Del Santo foi um artista capixaba que viveu do ano 1925 ao ano 1999. Tornou-se pintor, desenhista, gravador e serígrafo. Dedicou-se à arte abstrata desde a metade dos anos 1960, realizando, sobretudo, obras em serigrafia, que compreendem o recorte predominante desta exposição.
O percurso da produção artística do capixaba foi determinado desde seus primeiros contatos com o desenho, especialmente o desenho em quadrículas, técnica que tem como determinação a redução da figura a um esquema múltiplo de pequenos quadrados na definição da figura a ser representada.
A partir destes e de outros antecedentes, Dionísio Del Santo direciona sua obra ao que poderíamos chamar de uma trajetória para a abstração. Com um início de xilogravuras de características expressionistas, temática de memória rural, as figuras se transformam em signos geométricos, sintéticos, para depois dar lugar a uma abstração mais rica em linhas e cores que dialogam.