Alunos realizam provas de olimpíadas externas (Astronomia e Matemática) e internas (Matemática)
12 junho de 2017Por Alexandre Zanotelli e Marcos Cardoso
No dia 19 de maio de 2017, os alunos do Da Vinci participaram da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada a todos os alunos que optaram por participar, a partir do 4º ano até a 3ª série.
O objetivo da OBA é, além de valorizar a meritocracia, divulgar e ensinar a Astronomia e ampliar o leque de conhecimentos que o aluno desenvolve ao longo de sua vida escolar.
Como é uma prova de aplicação nacional, os resultados só serão conhecidos em meados de setembro, mas o objetivo maior já foi atingido: aproximadamente 150 alunos participaram da 20ª OBA, expandido seus conhecimentos e abrindo horizontes para novas conquistas.
A primeira fase da 10ª Olimpíada Interna de Matemática foi outro desafio enfrentado pelos alunos dos 4os e 5os anos. Nesta prova, mais de 90 alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo de suas (ainda jovens) jornadas na busca pelo domínio dessa disciplina que, desde a aurora da humanidade, permite-nos evoluir, mesmo sem dominá-la por completo.
A primeira fase da Olimpíada Interna de Matemática teve caráter eliminatório. Após essa etapa, 53 alunos obtiveram rendimento suficiente para disputar a segunda fase, que ocorrerá no segundo semestre.
Já na Olimpiada Brasileira de Matemática, aplicada no último dia 06 de junho para os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio, tivemos a participação de 115 alunos. Em 2017, ocorreu a fusão entre as OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas). Ambas são organizadas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Somente os alunos com melhor desempenho na OBMEP serão convidados a participar da fase única da OBM.
O Da Vinci parabeniza a todos os alunos que se dispuseram a enfrentar novos desafios e aos familiares que apoiaram seus filhos na busca pelo conhecimento além da sala de aula.