Notícias

X Mostra Científica do Da Vinci

29 novembro de 2013

Como desdobramento do tema transversal “Mosaico de Etnias na Formação do Povo Capixaba” e tendo como foco “Alemanha – Einstein e o pensamento científico”, ocorreu no último dia 20 de novembro, a X Mostra Científica do Da Vinci.

Esse trabalho tem como um de seus objetivos proporcionar ao aluno uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos científicos abordados nas disciplinas de Física, Química e Biologia por meio de experimentos que envolvam uma ou mais dessas disciplinas.

foto03_18

Um ponto interessante a ser observado é que todos os experimentos são escolhidos e construídos pelos próprios alunos, que também são responsáveis por desenvolver a explicação para o fenômeno que estão demonstrando.

foto01_24

A apresentação nos espaços da escola é só a culminância de um trabalho iniciado no dia 11 de setembro com a apresentação da proposta para os alunos. Durante todo esse tempo os alunos buscaram experimentos que estivessem relacionados com conteúdos desenvolvidos no ano letivo.

foto02_23

No dia da apresentação, nos espaços da escola, alunos desde o 1º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, assim como alguns familiares, visitaram os trabalhos expostos, numa grande sinergia com os sete princípios vincianos: CURIOSITÀ (uma insaciável curiosidade em relação à vida e uma busca contínua do conhecimento), DIMOSTRAZIONE (o compromisso de submeter o conhecimento ao teste da experiência, de perseverar e de se dispor a aprender com os próprios erros), SENSAZIONE (o contínuo aperfeiçoamento dos sentidos, principalmente da visão, como meio de tornar a experiência mais vívida), SFUMATO (disposição para aceitar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza), ARTE/SCIENZA (o desenvolvimento do equilíbrio entre ciência e arte, lógica e imaginação. Pensar com o “cérebro todo”) e CORPORALITÀ (o cultivo da graça, da ambidestria, da boa forma e do equilíbrio).

Veja abaixo registros do evento:

Tags: , , ,