Notícias

Viagem Acadêmica às Grutas / Projeto Guimarães Rosa

6 setembro de 2013

Por Luiz Henrique Menezes

Em junho deste ano os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental participaram da Viagem Acadêmica às Grutas, um roteiro rico em experiências sensoriais e culturais. Tiveram a oportunidade de conhecer pinturas rupestres, grutas belíssimas e ricos museus, situados tanto em Belo Horizonte quanto na pequenina cidade de Cordisburgo.

foto11

foto9

A área de Português desenvolveu um projeto que ajudou a interpretar o cenário cultural da viagem, pois um dos seus eixos pedagógicos foi conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor João Guimarães Rosa. Antes, durante e depois da ida a Minas Gerais, os alunos se envolveram em inúmeras atividades: participaram de uma palestra, assistiram a vídeos, leram textos, fizeram pesquisas, enfim, tiveram contato com alguns aspectos do universo mágico de Guimarães Rosa, que entrou no cotidiano das aulas de Língua Portuguesa e de Literatura. Além de um diário de bordo, onde puderam traduzir as vivências e as aprendizagens ocorridas durante o processo, os alunos foram convidados a escrever um poema, cujo tema deveria estar relacionado a algum aspecto do sertão mineiro e rosiano. Poderia ser sobre a vida do escritor, o próprio sertão, as grutas, as pinturas rupestres, os boiadeiros, os jagunços, enfim, uma gama de possibilidades.

Para coroar o processo, resolvemos divulgar alguns poemas que traduziram de maneira poética e sensível as aprendizagens ocorridas durante o percurso. Queremos registrar os nossos parabéns a todos os alunos que se envolveram na atividade e conseguiram entrar no misterioso e fascinante universo da poesia!!!

Poemas Viagem – Grutas

Tags: , , ,