Notícias

Trabalho Voluntário: pintura artística do muro da escola pública

15 dezembro de 2016

Pela Equipe do Projeto Cultural

O voluntariado é uma oportunidade excepcional para a prática do bem e da solidariedade, pois ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é muito mais que olhar para a necessidade do outro”. Marcelo Rachid

Foi com esse espírito voluntário que os alunos do 9° ano do Da Vinci, juntamente com os estudantes da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão, realizaram nos sábados (19 e 26/11) a pintura artística do muro da escola pública parceira. A atividade faz parte do Projeto Cultural Voluntariado, oferecido aos alunos dos 9ºs anos no primeiro semestre de 2016.

O voluntariado tem sido desenvolvido pelo Da Vinci há anos e o crescimento de sua prática, assim como a sua valorização curricular, têm estimulado o interesse de nossos alunos pelo tema.

Nesse contexto, foi criado o Projeto Cultural (PC) Voluntariado para as turmas de 9º ano. No primeiro semestre de 2016, nossos alunos idealizaram um projeto de revitalização da parte interna do muro da escola Aristóbulo Barbosa Leão (ABL), localizada na Avenida Vitória. O trabalho dos alunos compreendeu desde o levantamento de possíveis temas até a arrecadação do valor necessário para realizar a obra.

 

O projeto Cultural

No decorrer do Projeto Cultural Voluntariado, os alunos estudaram textos sobre o tema (Lei do Voluntariado, reportagens sobre projetos voluntários); pesquisaram a diferença entre trabalho voluntário e trabalho assistencialista; participaram de palestras com diretores de ONGs (Projeto Ponte e Biblioteca Transcol); assistiram e discutiram o documentário Quanto vale ou é por quilo?; realizaram uma pesquisa para radiografar o perfil da comunidade Da Vinci no que diz respeito ao trabalho voluntário, e por fim, foram desafiados a montar uma atividade voluntária no segundo semestre deste ano. Diante disso, os alunos propuseram e apresentaram diferentes ideias de projetos envolvendo os alunos do Aristóbulo, a escola parceira escolheu uma das propostas: a pintura artística do muro interno. Os alunos do Da Vinci foram divididos em grupos distintos (financeiro, arte, divulgação e pesquisa) que tinham como objetivo a viabilidade da proposta.

 

Projeto aprovado, chegou a hora da ação!

No mês de novembro, com a ajuda do artista Emílio Acetti, os alunos e os professores voluntários das duas escolas colocaram em prática a ideia do muro cultural. O resultado foi uma obra de arte que tornou o espaço da escola parceira mais cultural. A temática artística do muro foi o mosaico de etnias que forma a cultura capixaba (indígenas, portugueses, negros, alemães, italianos, gregos, libaneses, entre outros). O resultado foi a prática da cidadania, a convivência harmoniosa, a preocupação em ajudar o próximo e, é claro, um belo trabalho artístico que pode ser observado nas imagens a seguir.

1a

2a

3a

4a

5a

6a

7a

8a

9a

10a

2

Relato da aluna Luísa Santos Nothaft (9ºI1)

“Desde o começo achei interessante a ideia do Projeto Cultural da minha série trabalhar o tema voluntariado, pois sempre quis realizar trabalhos voluntários e o Da Vinci me proporcionou este momento. Colaborei na elaboração da proposta voluntária e fui à escola municipal ajudar na pintura artística do muro…. Foi uma experiência importante para mim…. Interagimos com os alunos voluntários da escola parceira”.

 

Outros projetos

Além do Projeto Cultural em questão, no Da Vinci ocorrem outras atividades voluntárias como a Terça Sonora, a Campanha Solidária, a Monitoria da Exposição de artista capixaba e o Parceria Solidária.

Veja os links a seguir:

http://www.davincivix.com.br/noticias/aluno-do-da-vinci-e-selecionado-para-participar-de-programa-internacional-de-voluntariado/

http://www.davincivix.com.br/noticias/projeto-parceria-solidaria-outras-praticas/

http://www.davincivix.com.br/noticias/projeto-parceria-solidaria-2016/

http://www.davincivix.com.br/noticias/terca-sonora/

http://www.davincivix.com.br/noticias/da-vinci-entrega-doacoes-da-campanha-solidaria-dia-das-criancas/

Tags: ,