Notícias

Recital de poesias do 2º ano

22 novembro de 2013

A música das palavras amplia ainda mais o interesse das crianças pela leitura e pela escrita. A poesia provoca o inusitado, o inesperado, expondo (expressando) o sentimento do que pensamos e do que queremos dizer.

Natureza, bichos, fantasias, imaginação, encantamento, ler, escrever, declamar, enfim, muitos pensamentos e ideias férteis compõem o tempo de estudo do 2º ano do Fundamental. Durante o terceiro período, foi desenvolvido um trabalho voltado para poesias, sendo realizadas atividades de sensibilização, leitura, memorização, declamação e produção escrita, relacionadas ao universo poético e as infinitas possibilidades da palavra.

Nesta proposta, no dia 18 de novembro, os alunos declamaram poemas do livro do poeta Vinicius de Moraes, A Arca de Noé, e, acompanhados pelos professores de música, cantaram os poemas, transmitindo aos ouvintes a arte da poesia.

foto01_23

foto02_22

foto03_17

foto04_12

foto05_13

Em 2013 comemoramos o centenário de Vinícius de Moraes. Conhecido como “poetinha”, foi autor de clássicos da música popular brasileira, como “A Felicidade”, “Garota de Ipanema”, “Manhã de Carnaval” e “Eu sei que vou te amar”, dentre muitos outros. Completaria 100 anos no dia 19 de outubro, caso estivesse vivo.

Mais conhecidos pelo disco feito para crianças, os poemas da A Arca de Noé foram escritos por Vinícius muitos anos antes de sua primeira edição. Eram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganhou o mundo.

poema-arca1

A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira.

Tags: , ,