Notícias

Projeto MPB – apresentações

9 maio de 2018

Por Joelmo Costa

“Vai minha tristeza
E diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Por que eu não posso mais sofrer”
(Tom Jobim e Vinícius de Maraes)

Foram com esses versos de Chega de Saudade que no último dia 24 de abril aconteceu a apresentação do Projeto MPB das turmas das 2as séries do Ensino Médio do Da Vinci. O projeto, que possui como um dos objetivos, valorizar o estudo da boa música brasileira em diferentes momentos históricos, está em sua 16ª edição e envolve as disciplinas de Humanas e Linguagens. No projeto os alunos tiveram a oportunidade de estudar os grandes compositores da MPB, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Cazuza, além de bandas que mudaram a história do rock brasileiro, como é o caso dos Titãs, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. A música produzida na emblemática década de 90 também foi estudada.

A finalização do projeto ocorreu com a apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos no Anfiteatro. Cada turma ficou responsável em compartilhar um movimento musical ocorrido no Brasil: a 2ª série I1 apresentou a Bossa Nova; a 2ª série I2 a Jovem Guarda e Tropicalismo; a 2 série I3 o Rock dos anos 80 e a 2ª série I4 as músicas que marcaram a década de 90. As turmas foram divididas em grupos que compartilharam a biografia dos compositores do movimento musical estudado, a análise das principais composições, o contexto histórico a as execuções das músicas mais representativas de cada movimento. A apresentação de cada turma foi organizada e conduzida por um grupo de alunos (os apresentadores), que criaram um modelo de apresentação, encaixando os grupos de forma sequencial. Uma demonstração de autonomia, que ocorre também em outros projetos do Da Vinci, fugindo de qualquer estrutura tradicional.

O som sofisticado da Bossa Nova nas músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; as composições pluriculturais do Tropicalismo de Caetano e Gil; a Jovem Guarda que estabeleceu uma tendência no final dos anos 60; as letras politizadas de Renato Russo e Cazuza, que marcaram a transição política brasileira na década de 80; e as músicas dos anos 90 que registraram a intensificação do processo de globalização à época, ganharam voz e novas interpretações nas apresentações dos alunos.

Uma manhã cultural que valorizou a importância da boa música popular brasileira e de seus ícones, hoje tão esquecidos pela banalização causada pelos modismos e pela cultura de massa.

Confira alguns registros das apresentações:

Tags: ,