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Projeto MPB: apresentação dos alunos das 2as séries

10 maio de 2017

Por Joelmo Costa

“ Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar ”…

Foi com esses versos dos compositores Edson Conceição e Aloísio Silva, que ganhou notoriedade na inconfundível interpretação de Alcione em 1975, que os alunos das 2ªs séries do Ensino Médio encerraram no último dia 02 de maio no Anfiteatro do Da Vinci, uma das apresentações do projeto multidisciplinar MPB.

O projeto, que envolve as disciplinas de Humanas e Linguagens, é realizado no Da Vinci há quinze anos e consiste nos estudos e socialização de movimentos e ritmos importantes no contexto da música brasileira. Os alunos tem contato (por meio de pesquisas e da leitura do Livro 101 canções que tocaram o Brasil, do escritor Nelson Motta) com a grande diversidade de elementos culturais e históricos que formam a música brasileira.

No projeto deste ano, cada turma ficou responsável por compartilhar com as outras um movimento ou ritmo significativo da MPB: a 2ª série I3 apresentou o histórico do Samba, percorrendo uma via que tinha as composições ainda atuais de Noel Rosa, a poesia e a melodia do eterno mestre Cartola, até o Partido Alto tão presente no samba de Zeca Pagodinho; a 2ª série I2 abordou o rico período dos anos 60, com o rock alegre e quase inocente da Jovem Guarda e as letras de protesto de Gil e Caetano, marcas inconfundíveis da Tropicália; a 2ª série I1 apresentou, por meio das composições de Cazuza, Renato Russo e Arnaldo Antunes, as letras ácidas que ilustravam bem a situação econômica e política marcantes na transitória década de 1980.

Uma manhã cultural – com as turmas dividas em grupos de contexto histórico, biografias, análise de composições e releituras de letras de músicas – marcada por uma apresentação pedagógica que valorizou a importância da boa música brasileira e de seus ícones, hoje tão esquecidos pela banalização dos modismos e da cultura de massa.

Confira alguns registros das apresentações:

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