Notícias

Projeto Meu Nome, Minha História/All About Me – Infantil III

18 julho de 2014

Por Fernanda Moreira Lopes Fraga e Amanda Kathleen Blevins

No primeiro semestre deste ano, desenvolvemos com as turmas de Infantil III I1 e I2 o projeto Meu Nome, Minha História/All About Me.

Iniciamos o projeto pedindo que as crianças trouxessem fotos desde sua gestação, nascimento e atual, para a confecção de um painel. Com o intuito de despertar a curiosidade e envolvimento com o tema, cada aluno selecionou três fotos de sua preferência.

dora1

O trabalho com o nome próprio é mais que uma grafia específica, possui uma história, um significado. Diante disso, enviamos para casa uma pesquisa sobre a origem e o porquê da escolha do nome da criança.

Os alunos apresentaram a pesquisa para os colegas de sala. Foi um momento particular e único, onde cada criança pode diferenciar-se do outro, fortalecendo o processo de construção da identidade, além de oportunizar novas possibilidades de comunicação e expressão.

dora2

Construir a identidade implica conhecer seus próprios gostos e preferências. A partir disso, trabalhamos a escolha da fruta, animal, cor e brinquedo preferido, dando oportunidade aos alunos de expressarem suas preferências tanto em português quanto em inglês. O brinquedo favorito foi gerador do “dia do brinquedo”, momento em que cada criança pode trazer de casa, um de sua escolha, para a realização de uma recreação.

dora3

A utilização da coleção “Estela” de Marie–Louise Gay, que conta a história de uma garotinha, desde que era muito pequena até completar 4 anos, e de seu irmãozinho Marcus, contribuiu ainda mais para que os alunos percebessem semelhanças e diferenças entre si.

Com exemplares desses livros em português e inglês, os alunos não só confeccionaram juntos, a boneca Estela no momento do Português, como também seu irmão Marcus, no momento do Inglês. Sendo fiel às características físicas de cada um, os bonecos, construídos de meia, jornal e lã, tornaram-se “alunos” e acompanharam as turmas onde quer que fossem.

dora4

A comemoração dos 4 anos de Estela, marcou o fim de nosso projeto. Os alunos ajudaram a preparar e a confeitar um bolo e ainda tentaram soprar balões.  Foi uma atividade alegre de confraternização que proporcionou bons momentos de convivência.

dora5

Tags: ,