Notícias

Projeto Cultural – Cápsula do Tempo

15 março de 2017

Equipe do Projeto Cultural de Tecnologia

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.

O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. É uma opção que traz a oportunidade de estabelecer a relação professor-aluno em outra dimensão, uma vez que o professor assume uma função de mediador na construção coletiva do conhecimento, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.

É nesse cenário que o Da Vinci optou em desenvolver com os alunos do 9º ano de 2016 um Projeto Cultural cujo foco principal era o uso de Tecnologias, tão presentes no cotidiano de nossos alunos. Em dezessete encontros, nos quais os alunos debateram temas que iam desde a evolução das sociedades influenciada pelo avanço tecnológico até a programação de um Game (na linguagem Scratch), os alunos puderam discutir as diversas nuances que uma sociedade calcada no uso da Tecnologia apresenta.

O Projeto Cultural teve seu encerramento marcado pela construção de uma Cápsula do Tempo, na qual nossos alunos escreveram cartas para si mesmos que serão lidas após dez anos. Nessas cartas, registraram as expectativas que possuem para seus futuros profissionais e pessoais, bem como o que esperam para o desenvolvimento tecnológico, para o Espírito Santo e para o mundo. Foi um momento para deixar a imaginação borbulhar com skates voadores e outros artefatos que gostariam que fossem inventados.

Nas Cápsulas, além das cartas dos alunos, há também as fotos de cada turma, jornais do dia do fechamento de cada cápsula e revistas de circulação nacional da semana de fechamento das cápsulas.

A seguir, algumas fotos do processo de fechamento das Cápsulas:

1

Alunos escrevendo suas cartas.

2

Alunos escrevendo suas cartas.

3

Colocando as cartas nas Cápsulas.

4

Conteúdo das Cápsulas.

5

Colocação das Cápsulas no local que foi posteriormente lacrado.

6

Local no qual as Cápsulas estão aguardando o dia de abertura.

Turmas que participaram do Projeto e que tiveram suas fotos colocadas dentro das Cápsulas:

7

Turma do 9ºI1 – 2016

8

Turma do 9ºI2 – 2016

9

Turma do 9ºI3 – 2016

10

Turma do 9ºI4 – 2016

Estamos, assim como nossos alunos, ansiosos para a abrir as Cápsulas em 2026 e nos reencontrarmos com nós mesmos há 10 anos, verificando com nostalgia quais das nossas expectativas se realizaram.

Tags: ,