Notícias

Projeto Cinema: Todos os dias

17 outubro de 2017

Por Victor Humberto Salviato Biasutti

Entevista com Giovana Rocha Franzosi, 2ª I1 de 2017

A matéria Alunos apresentam curtas-metragens no Projeto Cinema fala da realização de filmes por alunos das 2as séries do Ensino Médio de 2017, do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Os estudantes conceberam os textos/roteiros, definiram os cenários (todos dentro da escola), escolheram os figurinos, fizeram as filmagens (áudio e vídeo), editaram os filmes de duas câmeras e dois gravadores, e, finalizados, apresentaram aos colegas e às suas famílias no Teatro Da Vinci, em 28/10/2017.

Postamos a seguir o curta “TODOS OS DIAS”, realizado pelos participantes abaixo listados.

No final do texto, o link para o Youtube.

Diretora: Giovana Rocha Franzosi

Tesoureira: Bruna Aoki Rodrigues

Texto: Elena de Abreu Rocha, Giovana Rocha Franzosi, Sofia Salezze Souza

Câmeras: Arthur Scheneider de Almeida, Caio Santos Neves Vicentini, Ingrid Oliveira Sarkis

Figurino: Arthur Scheneider de Almeida, Ingrid Oliveira Sarkis, Maria Eduarda Simão

Divulgação: Amanda Stein de Siqueira Varejão, Caio Santos Neves Vicentini, Guilherme Viera Sala

Atuação: Caio Santos Neves Vicentini, Guilherme Viera Sala, Kírya Maffei Luiz Pinto, Ingrid Oliveira Sarkis, Maria Eduarda Junca Simão, Sofia Salezze Souza

Edição: Arthur Scheneider de Almeida, Bruna Aoki Rodrigues

1

Como dito na matéria acima, “Os filmes retratam os dilemas da adolescência, como a busca da identidade e da autoafirmação, a rejeição por parte do grupo, o vazio existencial e a solidão, temas profundos, que revelam um olhar crítico e sensível.”

Confira alguns comentários da Diretora Giovana Rocha Franzosi:

“O texto foi concebido por nós, alunos, não foi adaptação. Escolhemos o tema por sabermos que são situações que acontecem na vida real, e também pelas facilidades/dificuldades que encontraríamos para fazer as gravações. Ser Diretora não foi difícil porque todos os participantes trabalharam para que tudo cesse certo, todos ajudaram muito.
Na escolha do tema, queríamos fazer com que as pessoas pensassem, refletissem sobre o que apresentamos, sobre o que a vida nos mostra. Também consideramos que, em encontro que tivemos com profissional quando do lançamento do Projeto Cinema, fomos avisados que fazer comédia é muito difícil, é muito difícil fazer as pessoas rirem.
Sobre ter feito o filme todo dentro da escola, tivemos algumas dificuldades com cenários e por não podermos trazer de fora o que gostaríamos. Assim, adaptamos o roteiro. Mas foi bom ter sido feito na escola, com algum controle, com a presença de adultos supervisionando, nos auxiliando e dando apoio.
Sobre temos feito o filme sem recursos, não foi problema. Não gastamos praticamente nada. Só compramos as máscaras. O pouco que foi necessário, trouxemos de casa.
Em relação ao texto, embora havia a equipe responsável, todos opinaram e foram ouvidos.

Reflexos do projeto na vida profissional: Tivemos que nos adaptar às condições oferecidas, com o que estava disponível. Certamente passaremos por situações em nossas profissões que exigirão adaptações aos recursos que teremos.  Também tivemos que lidar com pensamentos de todos, na busca do consenso.

O manuseio dos equipamentos, câmeras e gravadores, não foi tão difícil. Atualmente, mesmo que não usando equipamentos específicos, muito já lidam com fotos e filmagens nos celulares… Esse fato já proporciona alguma proximidade com essa modalidade de produção.
Na edição, com software dedicado, aprendemos bastante. Conhecia, anteriormente, um software similar, com menos recursos.
A apresentação de nosso curta aos colegas estudantes e às nossas famílias, foi muito boa, melhor do que esperávamos. Muitos elogiaram! Minha mãe assistiu e “amou”. Ela comentou que “o final foi impactante, deu vontade de chorar.” Giovana observou que é muito interessante ver as pessoas (alunos) diferentes do que são (enquanto atores). Foi uma ótima experiência, que acrescentou algo a mais para mim, bom aprendizado, certamente útil para a profissão, estreitamento de laços entre amigos.

Orientação para os alunos dos próximos anos: elaborarem bom roteiro, mas bem prático para facilitar a realização. É bom não precisar vir aos domingos fazer as filmagens e, para isso, revisar cada passo para que o tempo seja bem aproveitado, para que nada dê errado. Prestar atenção nas filmagens, para não dificultar a edição. Se comprometer, para fazer coisa boa. Manter a harmonia no grupo, não deixando prosperar conflitos decorrentes de ideias diferentes.”

 

Tags: ,