Notícias

Projeto Celina Rodrigues

15 setembro de 2014

Por Joelmo Costa

“A arte limpa da alma a poeira da vida.” A frase do pintor espanhol Pablo Picasso também nos remete à obra da artista capixaba Celina Rodrigues, que por meio de pinceladas e cores, registrou com a sensibilidade típica dos artistas, paisagens naturais como a Baía de Vitória e o Vale do Canaã em Santa Teresa, e monumentos históricos como o Convento da Penha.

As turmas dos 8os anos já iniciaram o Projeto Celina Rodrigues nas aulas de oficina de Arte. O projeto conduzido pelos professores Emílo Aceti e Itamar Tristão, tem como objetivo resgatar a vida e a obra desta importante artista capixaba, realizando releituras de seus principais quadros e também exercitando suas técnicas. Desde o início do ano, o Da Vinci está localizando e catalogando os quadros de Celina Rodrigues. As turmas dos 4os anos também estudaram Celina na preparação da Viagem Acadêmica à Santa Teresa, realizada em agosto. Como visitar o Vale do Canaã sem conhecer a artista que o imortalizou em suas pinturas?

A intenção do projeto dos 8os anos é também realizar uma exposição na escola em novembro, tirando da escuridão a artista capixaba e pondo luz, como os mestres do barroco, em suas obras. A exposição contará com os vários quadros de Celina e também com as releituras dos alunos.

Tags: ,