Notícias

Parceria Solidária: um projeto que transforma

31 julho de 2014

Há 4 anos, o Da Vinci iniciou uma parceria  com a Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão, de Vitória. Tendo a troca de experiências entre nossos alunos do Ensino Médio e alunos do Ensino Fundamental da escola pública como um objetivo em comum, a parceria rendeu bons frutos. Entre eles, podemos citar a bolsa de estudos do aluno José Maikon de Souza, hoje aluno da 3ª série do Ensino Médio do Da Vinci.

José Maikon participou, enquanto aluno do 9º ano da escola municipal, do projeto Parceria Solidária. Durante um ano ele teve aulas de inglês e matemática. “Já havia pensado em levar o estudo bem a sério aquele ano, pois estava me preparando para fazer um curso técnico no Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e, com as aulas de matemática aqui no Da Vinci pude perceber uma evolução muito alta na área de exatas”.  Mas, além desta oportunidade, outra ainda estava por vir.

Pelo bom desempenho, ao final do projeto, José Maikon foi indicado por alunos monitores e professores para receber uma bolsa de estudos e fazer o Ensino Médio no Da Vinci. Outra aluna a receber a bolsa neste mesmo ano foi Carolline Panetto da Silva, hoje aluna da 3ª série. “Fiquei muito emocionado com a notícia, é uma experiência e oportunidade que poucos da minha família tiveram. Eu estava me preparando e levando os estudos a sério. Uma recompensa de todo esforço e dedicação”, contou José Maikon.

1

O aluno, que irá prestar vestibular neste ano para Engenharia Elétrica, contou que a decisão de estudar aqui foi muito bem pensada. “Tive que pesar o que cada escolha poderia me oferecer… estudar em uma escola pública e ter chance de cotas em universidades ou estudar em uma escola de referência e qualidade, como o Leonardo, onde meu ensino e aprendizado aumentaria ainda mais? Hoje tenho a certeza que fiz a escolha certa!” Desde que ingressou no Da Vinci ele sentiu uma mudança em sua vida. “Tudo mudou, passei a me concentrar mais nos estudos, principalmente pela oportunidade de estudar em horário integral. Antes eu tinha muito tempo ocioso e não tinha motivação e nem disciplina para estudar em casa. Outra coisa foi o meu desenvolvimento ético e moral, passei a ser mais crítico e expor minhas opiniões e ideias.”

José Maikon foi um dos destaques no último Fórum Da Vinci e também já recebeu diversas premiações em olimpíadas. Ele ficou em terceiro lugar na Olimpíada Capixaba de Química em 2013 e recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Química do mesmo ano. Ele também já está classificado para a 3ª etapa da Olimpíada Brasileira de Química de 2014.

“Gostaria de agradecer a direção e toda a equipe da escola pela oportunidade e principalmente pela forma como me acolheram. Tive a oportunidade de participar de várias atividades e eventos na escola. Foi uma experiência que marcou minha vida!”.

Tags: ,