Notícias

Palestra sobre o Império Inca – 7os anos

16 setembro de 2014

Por Sandra Eler

Nas aulas de Espanhol os alunos estão lendo a obra literária Tradiciones Peruanas. Esta obra é composta por 10 crônicas que apresentam a nação peruana, desde a conquista até a independência, abordando a tragédia da queda do grande Império Inca, a violência da conquista e os heróis da pátria.

Com Tradiciones Peruanas, o autor Ricardo Palma (nascido em 1833, em Lima) impactou toda a América Latina e se tornou mundialmente conhecido ao criar um “novo gênero” narrativo, o “Tradicionismo”.

Como introdução para a leitura da obra de Palma e desenvolvimento de trabalhos com a literatura hispano americana nos 7ºs anos, nossos alunos participaram, no dia 20 de agosto, da palestra proferida pelo professor de História do Ensino Médio, Roberto Martins. Ele iniciou sua fala com explicação da possível origem asiática dos povos pré-colombianos que, por meio do Estreito de Bering, cruzaram o Pacífico e se instalaram no território americano. Nossos alunos aprenderam, com a didática proposta, como se organizou a sociedade indígena na época e como se formaram a organização econômica e política da civilização Inca.

1_7

2_7

3_5

A partir das próximas aulas faremos a leitura das crônicas estabelecendo relações com os temas abordados na palestra visando ao enriquecimento cultural da análise literária.

Tags: