Notícias

Palestra sobre a fundação do Da Vinci

2 abril de 2014

No dia 01 de abril, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra ministrada por José Antonio Gorza Pignaton, Diretor do Da Vinci.
O conteúdo da palestra “A linha do tempo do Da Vinci” faz parte das disciplinas de História e Geografia, em que o objeto de estudo são as mudanças e permanências que ocorrem naturalmente no ambiente em que estão inseridos, inerentes ao desenvolvimento natural da sociedade.
É muito importante, nessa faixa etária, contextualizar o desenvolvimento – como consequência do progresso – ao surgimento de empreendimentos, de novas ruas, de asfaltamento, das consequências positivas e negativas do crescimento.  Basicamente, é a introdução do conceito causa/consequência no contexto do desenvolvimento das cidades.

foto01_0

A primeira pergunta dos alunos foi o porquê do nome da escola. Pignaton respondeu que a intenção era colocar o nome de uma pessoa “curiosa e antenada” em várias áreas, já que queria esse tipo de perfil em seus alunos. Então, a escola homenageou Leonardo da Vinci, considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos, sua engenhosidade e criatividade.

foto02_1

foto03_1

Durante a palestra, contou aos alunos a história da escola e destacou a transformação do espaço físico da escola desde 1989 até os dias atuais. Através da apresentação de fotos do acervo do Da Vinci, Pignaton mostrou imagens aéreas, em que se via o terreno do atual Supermercado Carone ainda vazio, a rua da Escola ainda inexistente e a plantação de eucaliptos na área do Da Vinci  (mais tarde reflorestada com plantio de espécie nativas – reserva ecológica Itapenambi). Também passou pelas fotografias do período de obras da construção da Escola até chegar ao Da Vinci de 2014.

Nas fotos, os alunos identificaram os lugares, ainda em construção, e também compararam o “antes” e o “depois” de algum destes espaços, como por exemplo, os refeitórios, a sala de música, sala de artes, posto médico, quadras, praças, entre outros.

Pignaton frisou que a característica de manter, desde o seu início, um número limitado de alunos nunca se perdeu, garantindo, através de todos os investimentos, a excelência no ensino.

foto04_1

Atentas e curiosas, as crianças não deixavam de fazer seus comentários a cada foto apresentada e, ao final da palestra, fizeram muitas perguntas e entregaram um cartão como forma de agradecimento.

De acordo com Evando Evangelista, orientador educacional do Fundamental I, nesse evento os alunos são estimulados a identificar as mudanças e transformações do espaço físico que, nesse caso, foi a própria escola.  “O fator afetivo também se fez presente na atividade. Conhecer a história e os ambientes onde estuda cria uma valorização e laços que perduram para sempre”, conclui Evando.

Para finalizar, emocionado, Pignaton revelou: “Todo ano tenho esse encontro com os estudantes, mas nunca pensei que um dia na plateia, estaria meu neto”, referindo-se ao aluno Lucca Chambô Pignaton.

foto05

Tags: , ,