Notícias

Outubro Rosa: alunas recebem palestra de prevenção

20 outubro de 2014

A história de superação a um câncer de mama e a importância dos exames preventivos foram assuntos abordados na palestra que alunas das 2as séries do Ensino Médio do Da Vinci receberam, nos dias 06 e 09 de outubro.

A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha criada para conscientizar a população feminina e a sociedade como um todo sobre o problema, prevenção e tratamento do câncer de mama, doença que mais mata mulheres em todo o mundo. O principal objetivo da campanha, que é realizada no Estado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), é lembrar a população da importância do diagnóstico precoce da doença.

Na oportunidade, a professora do Da Vinci Sandra Eler falou para as estudantes sobre a importância do cuidado da mulher com a própria saúde e da adoção de hábitos saudáveis. Sandra há 7 anos teve a doença diagnosticada e contou às alunas um pouco sobre a descoberta e tratamento.

2_14

3_10

1_14

Sandra se considera privilegiada, pois descobriu o câncer de mama logo no início e teve um tratamento rápido e tranquilo. “Nesta palestra o objetivo é levar informações sobre a doença, que é agressiva e difícil, mas é possível vencê-la. Mostro minha história de superação como paciente. Não podemos desistir nunca”, contou.

Relato como o da professora Sandra não é incomum. A estimativa nacional de incidência do câncer de mama entre mulheres passou de 49,4 mil casos para 57,1 mil, entre 2009 e 2014. Os números representam um aumento de 13,4%, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

“Considero muito importante, caso diagnosticado a doença, resolver se tratar o quanto antes, escolher bons profissionais e acreditar que a cura é possível. E mais…ser feliz!”, finalizou Sandra.

Tags: ,