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Formação de professores: “Ética e valores humanos”

11 fevereiro de 2016

Por Luiz Henrique Menezes

No dia 03 de fevereiro, todos os professores do Da Vinci, do Infantil ao Médio, assistiram a uma palestra com o professor Francisco Aurélio Ribeiro, cujo título foi “Ética e valores humanos”. Com uma vasta produção intelectual nas áreas de leitura, literatura infanto-juvenil, Literatura e História do Espírito Santo, Francisco Aurélio, de uma maneira leve e agradável, abordou temas importantíssimos para qualquer cidadão interessado na construção de uma sociedade mais justa e ética. No caso dos professores, o tema é ainda mais relevante, uma vez que a ação de educar, palavra que vem do latim educare, educere (literalmente conduzir para fora), requer, por parte do educador, um cuidado todo especial nessa condução.

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O palestrante lembrou que vivemos em um momento de crise de valores e que, apesar do generalizado clima de pessimismo que hoje, no Brasil, paira sobre uma série de questões de natureza política e econômica, há algum avanço institucional no sentido de que estamos vivenciando um momento histórico, em que a lei passa a valer, de fato, para todos, com pessoas influentes sendo investigadas e, eventualmente, condenadas por seus desvios de conduta.

Uma das reflexões mais importantes da palestra foi a necessidade de cada um, nos seus afazeres cotidianos, repensar o quanto suas ações podem se afastar do que se considera ético: furar uma fila, desrespeitar a sinalização de trânsito (quando não se está sendo “vigiado”),  comprar produtos pirateados, dentre tantos outros exemplos.

A partir dessa reflexão, Francisco Aurélio encaminhou seu raciocínio para uma das diferenças entre ética e moral: a primeira está preocupada com as noções de bem e mal e muito ligada à prescrição da boa conduta; a última muda conforme a sociedade evolui. Por isso, é possível falar em diversas “morais”: moral contemporânea, moral dos primitivos, moral religiosa, etc.

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Outro ponto importante da palestra foi a menção aos desafios gerados pelas novas tecnologias, as quais possibilitam que alguns comportamentos, antes restritos em seu raio de ação, alcancem outras dimensões, a exemplo do cyberbullying ou das manifestações de intolerância a respeito dos mais diversos assuntos, o que exige dos usuários das redes sociais uma atenção constante. Trata-se de um excelente assunto para reflexão entre professores e alunos.

Enfim, o encontro foi uma grande oportunidade para que os professores pudessem pensar sua prática educativa, de modo a ajudar o aluno em sua caminhada para alcançar a plena cidadania, em uma sociedade mais justa e mais humana, em que a tolerância seja a norma e em que o bem público não seja tratado como se não pertencesse a ninguém.

 

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