Notícias

Exposições de Literatura dos sextos e oitavos anos

14 dezembro de 2015

Por Luiz Henrique Menezes

Em novembro, os alunos dos sextos e oitavos anos tiveram a oportunidade de expor os trabalhos realizados durante as aulas de Literatura, em que, a partir da leitura dos livros paradidáticos adotados pelo Da Vinci, houve uma bonita transposição entre linguagens.

Os sextos anos leram no terceiro trimestre o livro Meu pé da laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. A obra é um clássico da literatura infantil e retrata a vida difícil do menino Zezé. Os alunos entraram em contato com temas importantes, como o imaginário infantil, as brincadeiras de criança, a escola, a importância das amizades verdadeiras, além da morte, assunto que, afinal de contas, faz parte da vida.

Depois da leitura, os estudantes se organizaram para transformar a história em poemas e em quadrinhos, além de realizarem releituras da obra “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, um dos grandes nomes do modernismo brasileiro. Além disso, escreveram “receitas afetivas” sobre a importância da amizade, utilizando-se de linguagem metafórica.

1

4_44

2_68

3_53

5_36

Nos oitavos anos, foi lido o romance Estrela amarela, de Jennifer Roy. O livro conta a história de Sylvia, uma menina que passa pelos horrores de viver confinada em um gueto, na Polônia ocupada pela Alemanha nazista. Nas aulas de Literatura, os alunos fizeram a transposição de cenas da narrativa para a linguagem poética, acrescentando desenhos que representavam essas cenas. Coroando o processo, os próprios alunos decidiram, a partir de critérios previamente selecionados, quais desenhos e poemas iriam representar a turma durante a exposição.

6_27

7_21

Parabéns aos alunos, que se envolveram com as atividades.

Tags: