Notícias

Explorando o universo dos contos de Grimm

25 outubro de 2013

Por Italo T F Alves

A exposição “Welt der Märchen” (Mundo dos contos), um projeto que contemplamos com a parceria com o Goethe-Institut, tratou dos vários aspectos comuns dos contos dos irmãos Grimm, também comparando esses aspectos com elementos de histórias atuais. A exposição abordou os seguintes temas: a princesa, o herói, o vilão, os animais, a magia, as tarefas e o terror. Os alunos da disciplina de Alemão do 6º ano, do Da Vinci, trabalharam com os temas no trabalho de 3ª nota desse período. Cada grupo ficou encarregado de analisar e apresentar um conto de Grimm relacionado a um dos temas. Os alunos apresentaram seus contos a cada estação temática da exposição e, orientados pelo professor, procuravam mais informações sobre o tema que trabalharam em aula nos informativos da exposição.

site01_2

site02_1

site03_1

O curso extra-curricular de Alemão também visitou a exposição e, além de aprimorar seus conhecimentos de alemão e conhecer mais sobre os contos de Grimm, também fizeram uma apresentação sobre os escritores e seus contos aos alunos da Parceria Solidária. Os alunos fizeram então uma atividade sobre os elementos das histórias dos irmãos Grimm, buscando informações específicas em cada estação temática.

site04_1

site05_1

site06

site07

Parceria Solidária

Importante projeto do Da Vinci que consiste em aulas dadas por alunos voluntários da Escola, com potencialidades em algumas frentes de conhecimento, a um grupo de estudantes, de escola pública, com necessidade de tutoria para favorecer a aprendizagem significativa.

Tags: , ,