Notícias

Especialista do Incaper ministra palestra no Da Vinci

30 julho de 2014

Por Michel Lemos Batista

Seguindo o tema norteador da agenda do Da Vinci em 2014, as disciplinas de biologia e geografia das 1ªs séries do Ensino Médio estão desenvolvendo o projeto “As culturas agrícolas introduzidas ou cultivadas pelos italianos no ES”.
Os imigrantes italianos e seus descendentes tem uma enorme importância para a agropecuária capixaba. Muitas culturas existem em nosso estado graças ao seu esforço e dedicação.

Dentre os objetivos desse projeto, destacamos o conhecimento das principais culturas agrícolas existentes em nosso estado que tenham sido introduzidas por imigrantes italianos ou que sejam, atualmente mantidas por seus descendentes; conhecer as características biológicas dessas culturas; relacionar os tipos de clima e de relevo com as variedades cultivadas e avaliar o impacto socioeconômico dessas culturas para a região e para o estado.

Como ponto de partida desse projeto, os alunos participaram, no dia 17 de julho, da palestra do especialista em gestão agropecuária e funcionário do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, Carlos Alberto Sangali de Mattos. Aos alunos foram apresentadas as principais culturas introduzidas e atualmente cultivadas pelos imigrantes italianos na região de Santa Teresa.

1_3

2_3

O palestrante ainda abordou como as pesquisas da INCAPER são fundamentais para promover o desenvolvimento rural sustentável. Essa assistência aos produtores rurais é de grande importância para que ele possa ver na agropecuária um meio de geração de renda, inclusão social, o que produziriam, também, resultados benéficos, atenuando os impactos ambientais e criando um vínculo mais sólido entre o agropecuarista e a sua terra, repercutindo na redução do êxodo rural.

Tags: ,