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Desenvolvimento sustentável: do discurso à vivência

14 maio de 2015

Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

No último dia 13/05/2015, foi apresentado aos alunos dos quartos anos o Concurso Cultural intitulado “RIO TIMBUÍ CLAMA POR SOCORRO”, vinculado à Viagem Acadêmica a Santa Teresa. Trazendo dados de contexto e materiais ilustrativos, a divulgação realizada no Auditório envolveu os alunos na reflexão, para que abracem o desenvolvimento sustentável como vivência, muito mais do que como discurso.

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A problemática da água, resultante do descaso com o patrimônio natural e ambiental, é uma preocupação que deve ser conhecida e considerada pela sociedade em geral – e reconhecida como verdadeira pelas gerações mais novas. O assunto faz parte do conteúdo da série  nas diferentes disciplinas em estudo, sendo motivo de inquietação e proposição.

A proposta/objetivo do Concurso Cultural é que cada aluno faça-se cidadão atuante, no aqui e agora, naquilo que suas possibilidades etárias oferecem para que, munidos da experiência, modifiquem-se como leitores do entorno, transformem-se cotidianamente e transformem o ambiente em sinônimo de convivência ideal entre homem e meio.

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Os seis trabalhos que melhor atingirem a meta/proposta – produção de cartaz/cartão com natureza educativa, misto entre linguagem verbal e não-verbal, para propor ações preventivas ou saneadoras de recuperação e valorização do Rio Timbuí, para atingir público geral ou específico – serão publicados no Santa Teresa Notícia, compondo um suplemento a circular no início do mês de agosto, data em que ocorrerá a primeira Viagem Acadêmica propiciada a alunos do Da Vinci.

Relacionando o conteúdo escolar com o tema da vida, logo após a apresentação do concurso, os alunos mantiveram contato com o ambientalista Nilton Broseghini, de Santa Teresa, para realizarem o plantio de sementes distribuídas pelo jornal Santa Notícia em campanha intitulada “Santa Semente”.

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Tendo o Da Vinci como parceiro e patrocinador, a iniciativa visa ao reflorestamento e recuperação da mata nativa. Após serem cuidadas pelos alunos dos quartos anos (ambientalistas em potencial), as sementes serão convertidas em mudas e seguirão para Santa Teresa onde serão plantadas nas áreas naturais e de preservação, pelas mãos de profissionais do Da Vinci e de teresenses adeptos à causa.

A aparente simples colaboração do Da Vinci mediante plantio de setenta novas árvores em solo teresense, somada a outros projetos de demais escolas ou entidades que abraçaram o projeto “Santa Semente”, certamente serão mais uma semente da ideia de que árvores são nutrientes para a vida.

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Além dos inegáveis ganhos para a autoformação e repertório de vida que resultam das Viagens Acadêmicas do Da Vinci, as dinâmicas que tomaram a manhã dos quartos anos propiciaram a alunos e educadores o prazer e encantamento de estar no mundo, sentindo-se aptos a atuar dentro e fora dos muros da Escola como agentes de transformação, protagonistas de uma visão acadêmica acoplada ao mundo real.

As conexões entre a filosofia de uma produção cultural que se apropria da função social da linguagem e o pragmatismo de uma iniciativa que se pauta pelo ativismo consciente ampliam a visão de sustentabilidade, transpondo-a para os domínios do pensamento e do coração.

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