Notícias

Comemoração Folclore da Educação Infantil e 1º ano – 2016

23 setembro de 2016

No dia 22 de agosto comemora-se o dia do Folclore. O folclore representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. São lendas, canções, danças, jogos, brincadeiras infantis, adivinhas, trava-línguas, ditos populares, culinária, artesanato, festas e outras atividades passadas de geração em geração. É uma parte essencial da cultura do Brasil.
Para comemorar esta data, desenvolvemos com os alunos atividades que fazem parte do Folclore Brasileiro: contação de lendas, roda de música e brincadeiras infantis.

Programação:
1. Contação de lendas e caracterização dos personagens na Casa do Conto.

1

2. Momento Musical
Neste dia os alunos puderam entoar cantigas folclóricas (Marcha Soldado, A Linda Rosa Juvenil, Peixe Vivo…), acompanhados pelos professores de musicalização, num clima de diversão e cultura. Para complementar o momento, os professores apresentaram aos alunos um conto folclórico contado e cantado: A HISTÓRIA DA COCA.



3. Circuito de brincadeiras
Galinha do vizinho, cabra-cega, corda, elástico, Senhor caçador, bola ao cesto, pata de dinossauro, corda, bilboquê, cama de gato com guizo, aviãozinho, pião e cinco Marias e peteca.

2

3

Tags: , ,