Notícias

Comemoração do Folclore – Educação Infantil e 1º ano – 2017

20 setembro de 2017

Por Maria Telma Berno Mattos

O folclore representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, sejam coletivas ou individuais. São canções, danças, jogos, brincadeiras infantis, adivinhas, trava-línguas, ditos populares, culinária, artesanato, festas e histórias, tudo passado de geração em geração.
As histórias criadas possuem mensagens importantes de preservação e conservação do meio ambiente. Algumas delas deram origem a grandes manifestações populares brasileiras que são realizadas em vários estados.
Para comemorar esta data, desenvolvemos com os alunos atividades que fazem parte do Folclore Brasileiro: contação de lendas, roda de música e brincadeiras infantis.

Os professores de Música apresentaram aos alunos um conto folclórico contado e cantado: O Menino que foi ao Vento Norte.
“O conto popular O Menino que foi ao Vento Norte, recolhido e divulgado pela musicista Bia Bedran, é um bom exemplo disto. Trazendo uma mensagem implícita, o conto aborda de maneira divertida o tema da honestidade”, comentou o coordenador de música do Da Vinci, Pedro de Alcântara.
Neste dia, os alunos foram agraciados com a dramatização deste conto. Aprovaram e acompanharam atentos o desenrolar da história e saíram muito satisfeitos com mais este momento lúdico e cultural.

Os alunos puderam entoar cantigas folclóricas, como Escravos de Jô, Saci Pererê, Curupira, Terezinha de Jesus, Peixe Vivo, Twinkle, Twinkle, Little Star, Mary had a Little Lamb, I am the Word, dentre outras, acompanhados pelos professores de musicalização, num clima de diversão e cultura.

folclore

Os alunos participaram com muita alegria das várias brincadeiras preparadas para eles, como corda, elástico, senhor caçador, bola ao cesto, pata de dinossauro, bilboquê, cama de gato com guizo, aviãozinho, pião, cinco Marias e peteca.

brincadeiras

Tags: , ,