Notícias

Atividades extracurriculares enriquecem currículo de estudante do Da Vinci

5 julho de 2016

O estudante da 1ª série do Ensino Médio, Pedro Duarte Moreira, foi selecionado para participar, em julho, da Escola de Física Contemporânea 2016, evento promovido pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Voltada para alunos do ensino médio, especialmente àqueles com interesse pela área da Física, a Escola, que é realizada anualmente, tem como principal objetivo imergir os estudantes no universo da pesquisa, incluindo a interação com profissionais do Instituto, para a compreensão da importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento. A programação inclui aulas expositivas e experimentais, ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do IFSC. Ao todo, 30 estudantes de todo o país participarão do evento.

Pedro foi premiado com Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Física 2015, que funcionou como uma pré-seleção, que também considerou histórico e medalhas em outras edições das Olimpíadas do Conhecimento.

De acordo com Pedro, o evento será uma excelente oportunidade para os que gostam de ciências exatas. “Fiquei muito feliz ao saber da seleção e da oportunidade de conhecer o Instituto e conviver com cientistas de um dos maiores centros de pesquisa da América Latina, além de visitar laboratórios de pesquisa do mais alto nível.”

????????????????????????????????????

Pedro revelou que desde o 4º ano do Ensino Fundamental participa de aulas e provas olímpicas como as de Física, Matemática, Astronomia e Química. “Além de gostar, penso ser muito importante para o currículo acadêmico. Penso em estudar Engenharia nos Estados Unidos e este tipo de atividade extracurricular é um grande diferencial para o aluno.”

Assim como olimpíadas, o estudante também participa do projeto realizado na escola, Parceria Solidária, onde leciona Matemática para alunos da escola pública, e também já participou das Campanhas Solidárias. “Acrescento também como diferencial no currículo as aulas da High School e as Viagens Acadêmicas. As atividades da HS facilitam na preparação para quem deseja estudar no exterior, além da obtenção do diploma americano.”

Pedro conta que quando a irmã dele estudava aqui sempre participava das viagens acadêmicas e a família sempre apoiou para que também as realizasse, pois também as viam como um diferencial, uma oportunidade de obter conhecimento e observar outras culturas. “Dos 18 países que conheço, 15 foram com a escola. Os roteiros, preparados nos mínimos detalhes, são muito ricos culturalmente, o que gera uma aprendizagem significativa, para toda a vida”.

Além da participação neste evento importante de física, o aluno também está na expectativa para a viagem à Nasa, em setembro. Pedro e mais 11 estudantes do Da Vinci, irão participar do programa educacional International Journey of Science & Technology 2016, através de um convênio que a escola firmou com a Brazil-Florida Chamber of Commerce (BFCC) e com a Kennedy Space Center International Academy. Apenas três escolas no Brasil foral selecionadas. “A oportunidade de conhecer uma instituição tecnológica da mais alta qualidade do mundo é enriquecedora. Desde que soube da possibilidade de assistir de perto, dentro da base aérea, o lançamento de um foguete, fique ainda mais animado. Será um grande aprendizado.”

O Da Vinci sente um imenso orgulho de fazer parte dessa história e parabeniza o estudante, pela dedicação, e à família, pela parceria com a escola no processo educacional.

Tags: , , , ,